Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
200 Anos

  • Fique por dentro

Museu Histórico Municipal


Museu Municipal "Napoleão Joele"



Modernamente, um museu constitui um espaço privilegiado para a produção e reprodução do conhecimento, tendo a cultura material como instrumento de trabalho a preservação, a investigação e a comunicação dos bens culturais. Nada impede, entretanto, que novas atribuições possam-lhe ser acrescidas, como por exemplo, transformarem-se em palco de atividades educativas, de eventos culturais e de entretenimento.

Lastreado nesses propósitos, é que foi criado o Museu Histórico Municipal de São Sebastião do Paraíso (Lei nº 739, de 28/01/1959), atualmente denominado “Museu Histórico Municipal Napoleão Joele”, como homenagem póstuma a esse conterrâneo ilustre, cultor das tradições locais, batalhador, pela sua criação legal, atuante Vice-Prefeito municipal.

Sua instalação, entretanto, tornou-se realidade a 02/02/1971, coroando os esforços da Administração Municipal 1971/1972, que mediante campanha de conscientização popular, logrou reunir cerca de duzentas peças relacionadas à história e tradições da gente paraisense, que, devidamente inscritas e relacionadas no “Livro Tombo”, e, cuidadosamente catalogadas, tornaram possível a constituição  inicial de seu acervo, posteriormente enriquecido com cento e trinta e quatro outros objetos, considerados dotados de valor histórico, porque ligados a fatos, pessoas e/ou entidades a Paraíso relacionados.

Antes de estar criteriosamente instalado no amplo e arejado salão integrante da “Casa da Cultura de São Sebastião do Paraíso”, situada à Avenida Oliveira Resende, 509, área central dessa cidade, conheceu os seguintes endereços: Rua Placidino Brigagão, 1230; Rua Pimenta de Pádua, 1037; e Rua Tenente José Albino, 570.

O museu em questão está dividido em seções, de tal modo que possa ser apreciado como fonte de conhecimentos e informações pedagógicas, que contemple as mais diversas faixas etárias daqueles que o visitam diariamente.

Quando da instalação acima, fato que ocorreu em 07/10/2006, foi celebrado Termo de Cessão de Uso de parte do salão o­nde se encontra instalado, sendo intervenientes a Prefeitura Municipal e o Jaime Francisco Guedes Carvalhais, a fim de que este pudesse montar e expor, anexo ao referido museu, móveis e pertences que caracterizam uma casa de cafeicultor dos fins do século XIX.

Dessa forma, quem visita o museu tem se beneficiado dessa feliz iniciativa, que mostra materiais de construção então utilizados, mobiliário, pertences domésticos, ferramentas utilizadas no trato da cafeicultura, etc.



O Museu está aberto gratuita e diariamente ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Aos sábados, das 8h às 13h. Ele é gerido diretamente pelo Departamento de Cultura e, vem cumprindo com fidelidade a destinação para a qual foi criado.

É desenvolvido também o Projeto de Educação Patrimonial, em parceria com as escolas do município, que, agendando previamente, trazem seus alunos para visitas monitoradas ao museu, proporcionando-lhes um “passeio cultural” instrutivo, através do qual conhecem a história da cidade, bem como, seu processo de formação, figuras marcantes, vida cotidiana e costumes através dos tempos.


MUSEU MUNICIPAL NAPOLEÃO JOELE
Endereço: Avenida Oliveira Rezende, 509
bairro Bráz (antigo prédio da estação ferroviária Mogiana)
Telefone: (35) 3539-5002.




fotos: Manoel Ribeiro dos Santos