Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 4

  • Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho

Ciência, Tecnologia, Educação Profissional, Ensino Superior e Trabalho
Praça da Saudade, nº 105 - bairro Braz
Telefone: (35) 3531-1573

SECRETARIA | GESTOR | NOTÍCIAS | CONTATO

O que fazemos
CONHEÇA AS ATUAÇÕES

FUNÇÕES da SECRETARIA

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior foi criada pela Lei Municipal nº 3.940 de 21 de janeiro de 2013 e tem como principais atribuições fomentar as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação e possibilitar a oferta de educação profissional (formação inicial e continuada e educação profissional técnica de nível médio) e ensino superior em parceria com instituições públicas. Além disso, a Secretaria também desenvolve políticas de inclusão tecnológica pela oferta de cursos específicos e de serviços que possibilitem ao cidadão o acesso ao mundo digital.

ESTRUTURA INTERNA DA SECRETARIA

Departamento Municipal de Ciência e Tecnologia: Responsável pelas políticas públicas de desenvolvimento científico e tecnológico. Atua na oferta do Programa Municipal de Internet Gratuita em Centros Públicos - Paraíso Digital e também administra os convênios com as emissoras de TV que disponibilizam sinal de TV aberta no município.

Departamento Municipal de Educação Profissional e Ensino Superior: Atua na oferta de cursos de formação profissional na modalidade de qualificação profissional / formação inicial e continuada, na oferta de cursos técnicos e na oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação.

É o responsável pelos convênios com o Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para a oferta de cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância pelo programa e-Tec Brasil - Escola Técnica Aberta do Brasil. Administra o convênio com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para a oferta de cursos de qualificação profissional nas modalidade presencial e a distância pelo programa Uaitec - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais.

É responsável pela oferta de cursos superiores de Graduação e Pós-graduação pelo programa UAB - Universidade Aberta do Brasil, cujo polo já está aprovado no Ministério da Educação e em breve iniciará as suas atividades. Disponibiliza os cursos de qualificação profissional / formação inicial e continuada pelo programa PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego.

Departamento Municipal de Políticas Públicas para Trabalho e Emprego: Atua na administração do posto do Sine - Sistema Nacional de Empregos, realizando a intermediação de mão de obra entre empregadores e cidadãos interessados em oportunidade de trabalho. O departamento também é responsável por articular ações de formação profissional para atender demandas das empresas locais.