Estudantes visitam Museu de Ciências em São Carlos

13/11/2015

Estudantes e professores da Escola Estadual Paula Frassinetti de São Sebastião do Paraíso visitaram na quinta-feira, 5, o Museu da Ciência professor Mario Tolentino, em São Carlos (SP). A viagem foi promovida pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, da Prefeitura. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diversos equipamentos e ainda puderam se exercitar em alguns experimentos. A viagem foi uma premiação concedida aos estudantes do segundo ano do ensino médio por terem obtido a melhor colocação na 2ª Feira Municipal de Ciência e Tecnologia (Fecitec), realizada durante a 3ª Semana de Ciência e Tecnologia, realizada em outubro deste ano.

O Museu em São Carlos foi concebido para ser um local de educação e de convivência com temas de ciências, tecnologia e arte. Trata-se de um espaço interativo, que tem o objetivo de desmistificar e tornar agradável a aprendizagem e o ensino de Ciências. Desde junho de 2012, além da população local, as escolas de outros municípios podem agendar visitas monitoradas como ocorreu com os estudantes paraisenses.

O Museu nasceu com 129 experimentos de física, divididos em ótica, espelhos, fluídos, mecânica, som, geração de energia, eletromagnetismo e tem expandido seu acervo para outras áreas da ciência. Foi montado em um espaço amplo, que permite a interatividade dos visitantes com o acervo. O local conta também com um auditório de 56 lugares, para a realização de seminários, palestras e atividades culturais, uma sala de aula para ser utilizada pelo professor visitante e uma área para exposições, que sempre trás novidades para o público.

Para o professor Leo Rivelini Naves, que acompanhou os alunos, a visita é importante oportunidade para aumentar o conhecimento prático. “Eles gostaram muito e é uma atividade que entra no nosso plano de trabalho com atividades extra sala para preparar os alunos para a realidade e para o desenvolvimento social”, disse.

A professora Isabel Cristina Silva, destacou que foi através do projeto Energia Renovável apresentado durante a 2ª Fecitec, em outubro, é que os alunos foram selecionados para esta visita. “Eles ficaram empolgados com o trabalho desenvolvido em sala, depois com a apresentação na feira. Aqui na visita ao museu acho tudo muito importante porque aguça a curiosidade, eles ficam mais interessados e favorece o aprendizado”, relata.

A estudante Livia Teixeira Silva disse que gostou da visita. “Acho interessante, não é só passeio, pudemos aprender muito com as experiências, muitas curiosidades que eu não conhecia, valeu muito”, comenta. O aluno Lucas Gabriel Aparecido Pereira destacou que chamou a atenção a mostra de como o astronauta se comporta em função da força da gravidade. “É a primeira vez que participo de uma visita desta, acrescenta muito no meu aprendizado, diverti muito com meus amigos, valeu muito”, declarou.

Entre os experimentos testados pelos alunos estão o air ball, trem lançador, pêndulo caótico, magnético e o arco voltaico. No entanto, o que mais chamou atenção dos estudantes foi o Gvrotec, que faz muito sucesso entre os visitantes. Ele permite que quem o utiliza sinta a sensação de ausência da gravidade. Esta sensação é causada pelo fato de quando o experimento gira com o voluntário devidamente instalado, não coincidem o eixo de ação da força peso, com o eixo central do corpo.

Conforme o secretário de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, professor Cícero Barbosa, a viagem é uma premiação aos alunos da escola por terem se destacado na 2ª Fecitec e tem ainda o propósito de conscientizar os alunos sobre a importância da ciência para a nossa sociedade e para o nosso cotidiano. Ele destacou ainda que iniciativas como essa visam despertar nos alunos o interesse por profissões de caráter científico que são tão necessárias para o desenvolvimento do Brasil. A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, criada no início da gestão do prefeito Reminho Aloise, tem pautado seu trabalho visando o desenvolvimento científico, educacional e tecnológico do município.