Vacinação contra a gripe é realizada em Paraíso

01/04/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso vem realizando a campanha de vacinação contra a gripe desde o dia 23 de março com o propósito de reduzir internações e complicações na população-alvo: idosos e profissionais de saúde. A meta de vacinação da primeira etapa é de 10.602 pessoas, sendo 8.628 cidadãos acima de 60 anos e 1.974 profissionais de saúde.

A Superintendência Regional de Saúde de Passos organizou a distribuição de vacinas aos municípios em etapas, sendo os lotes liberados semanalmente. Até o momento, São Sebastião do Paraíso recebeu oito mil doses e as restantes serão entregues conforme cronograma da SRS.

O secretário municipal de Saúde, Wandilson Bicego, explicou que o município optou pela estratégia de vacinação dos idosos em domicílio devido ao momento que o mundo passa no combate ao novo coronavírus (Covid-19). “Essa iniciativa vai evitar aglomerações de pessoas nos serviços de saúde, apesar que a vacina não previne contra o coronavírus e, com isso, pretendemos proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde”, enfatizou o secretário.

Wandilson ainda explicou que, com o objetivo de agilizar a vacinação, a Secretaria tem a parceria e o apoio de convênios de saúde do município, que ofereceram os profissionais para realizar a vacina em seus idosos conveniados. Simultaneamente também está sendo realizado a vacinação dos idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família, uma vez que esta vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde para todo o cidadão contemplado como publico alvo.

Para o idoso ser vacinado contra o H1N1 ele deve, necessariamente, ser cadastrado na Unidade de Saúde de Família do seu bairro e aguardar a visita da equipe de vacinação. Os moradores da zona rural também serão visitados. A campanha se estenderá até o dia 22 de maio, seguindo as  etapas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.