Prefeitura investe mais de R$ 500 mil em livros

21/03/2024

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nessa quarta-feira, 20 de março, a entrega oficial dos kits de livros literários adquiridos para renovação das bibliotecas das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. Foram mais de 14 mil livros adquiridos entre títulos diversos, como Dom Casmurro em quadrinhos, obras da Coleção Vagalume e diversas outras obras do Infantil I aos anos finais do Fundamental II.

Conforme destacou o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira, nunca houve na história da Educação de São Sebastião do Paraíso um investimento desta natureza na aquisição de obras para renovar as bibliotecas e estimular os alunos ao hábito da leitura. Ao todo, foram adquiridos 43 kits do infantil ao fundamental, num total de 14.979 livros, sendo o valor investido de R$ 504 mil.

Todo o trabalho que foi realizado, da compra à avaliação dos títulos selecionados, envolveu o empenho da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, que entendeu a necessidade e foi abraçada pela Administração 2021/2024. Durante sua fala, o vice-prefeito Daniel Tales e o prefeito Marcelo Morais, destacaram os desafio que é para as novas gerações a aquisição do hábito pela leitura, e ressaltaram que é um trabalho que começa na escola, mas que se não houver o comprometimento e o incentivo adequado, é um trabalho perdido.

Conforme o prefeito Marcelo, é mais um investimento que muitas pessoas vinham se questionando como era possível e como nunca foi feito antes. “Tenho que reconhecer o trabalho que foi realizado pela nossa Secretaria de Educação e pela equipe, que tem feito um excelente trabalho. Estamos trabalhando para consertar tudo o que vinha acontecendo de errado para oportunizar momentos como este. Nunca se investiu tanto em Educação como se tem investimento nesta Administração em Paraíso”, pontuou.

O incentivo à leitura é uma jornada que acompanha crianças e adolescentes e seu objetivo vai além de ensinar a decifrar letras, mas sim compreender o mundo através das palavras, cultivando a imaginação. Pensando nisso, todas obras selecionadas focaram, além do trabalho de estimular o gosto pela leitura, no desenvolvimento das crianças e adolescentes do Município.

Para o secretário de Educação, Lucas Cândido, “entregar para as 25 unidades escolares municipais mais de 14 mil obras literárias é fomentar a leitura de fato. Não podemos falar em incentivo à leitura sem ofertar ferramentas para os educadores e alunos trabalharem. Sendo assim, entregar estas ferramentas para pessoas capacitadas, como as que trabalham em nossa rede de educação,, é saber que a colheita será segura e confiante”, completa Lucas Cândido.