Tribunal de Contas avalia educação municipal

05/09/2019

A rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso obteve destaque como “Educação de Bom Percusso”, devido aos resultados obtidos como, por exemplo, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos dias 27, 28 e 29 de agosto estiveram no município os analistas de controle externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCMG), Stelcio Messias Leandro Madeira e Jeferson M. Ramos para coleta de dados e entrevistas.

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e a coordenadora da pasta, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, foram entrevistadas. “É um fruto que estamos colhendo e ficamos muito felizes por este reconhecimento que nos faz sentir privilegiadas, pois fazemos parte de uma educação de qualidade que trabalha para avançar na melhoria do aluno”, ressaltou a secretária. Os analistas visitaram também as escolas municipais Ibrantina Amaral (bairro Verona) e Francisco Daniel (distrito de Guardinha), onde entrevistaram a direção, a coordenação pedagógica, professores e alunos.

Metodologia — O Instituto Rui Barbosa (IRB), associação civil de estudo e pesquisa dos Tribunais de Contas do Brasil, em acordo de cooperação técnica com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), instituição que produz pesquisas aplicadas na área de educação, estão realizando em conjunto o estudo intitulado “Educação que faz a diferença”.

O trabalho consiste em mapear as redes de ensino municipais que já alcançam bons resultados educacionais na fase fundamental ou que venham apresentando importante evolução nessa etapa, dando reconhecimento àquelas com desempenho destacado. Recentemente, a educação municipal foi contemplada com um selo de qualidade pelo Iede e as boas práticas assim identificadas constarão de um relatório final do estudo, com ampla divulgação. Além de Paraíso, o Tribunal de Contas avaliou práticas relevantes nos municípios de Machado e Prata.