Casa da Cultura avalia projeto de educação patrimonial

09/07/2008

Lançado no mês de abril, o projeto de Educação Patrimonial denominado “Patrimônio, Conhecer para Preservar”, está concluindo o seu primeiro trimestre, com os alunos de escolas públicas e particulares, do ensino infantil até o médio.
 Com o ensino infantil e fundamental, os alunos foram conscientizados do valor encontrado em um bem público, principalmente se este for tombado pelo Patrimônio Histórico. “Partimos do seguinte princípio: quem não conhece, não ama e, como tal, não tem porque valorizar e participar positivamente dentro do contexto da comunidade o­nde vive, sem antes conhecer seu significado”, afirma Angela Maria Duarte, chefe do departamento de Cultura.
 Os alunos ainda participaram de palestras e observaram as exposições realizadas, principalmente a 2ª Mostra de Carros Antigos, ocorrida em maio, na Praça da Cultura “Uma vez que desenvolvemos o tema de preservação e conservação dos bens móveis e imóveis, citados pelos próprios alunos no decorrer das palestras, percebemos que a maior preocupação deles foi a de preservar os bens hoje para as próximas gerações; o desempenho dos alunos e o respectivo interesse foi muito significativo”, salientou Angela.
 Com o ensino médio foi trabalhada a cultura popular, destacando as festas tradicionais brasileiras e regionais, concomitantemente as manifestações culturais, dando ênfase à nossa miscigenação. A colonização portuguesa foi trabalhada, no ponto em que ela impõe sua cultura aos povos que aqui habitavam. Os alunos participaram muito nas palestras, posto que o assunto trabalhado envolve todas as classes sociais e uma grande parte das religiões. A festa junina, por estar no auge, foi a mais destacada e lembrada, principalmente no ponto das comidas típicas, abordada pelos estudantes.
 O projeto foi ainda desenvolvido por meio de palestras nas escolas e, na “Casa da Cultura”, com o objetivo de suprir uma deficiência nas redes pública e privada, do ensino fundamental e médio quanto às grades curriculares do ensino de História, dando destaque à história e historiografia local e regional, aspectos estes, pouco abordados na vida escolar. O desempenho dos alunos e o respectivo interesse foi muito significativo.
 Atualmente, a equipe de técnica do projeto conta com Luiz Ferreira Calafiori, coordenador geral e responsável; Ângela Maria Duarte e Lucas Cândido de Oliveira, graduando em História.