Professora recebe homenagem com seu nome em biblioteca

04/07/2008

A escola municipal Ibrantina Amaral, localizada no bairro Verona, em São Sebastião do Paraíso, realizou na manhã de segunda-feira, 30, o encerramento do projeto “Pinta e Borda Palavras” e a inauguração da biblioteca da escola.
 Em uma cerimônia o­nde reuniram-se corpo escolar, comunidade e autoridades municipais, a idealizadora do projeto, professora Maria Abadia Rodarte, que teve como objetivo levar os alunos a conhecerem o mundo da leitura, através das poesias,  recriação de textos e paródias, fez uma emocionada homenagem à professora Fátima Aparecida da Silva, morta em 2007 e que agora empresta seu nome à  biblioteca da escola, como forma de homenagem e lembrança permanente de todos seus colegas de trabalho e alunos.
 Em uma manhã o­nde reinou a cultura literária soberana sob o evento, alunos dos turnos matutino e vespertino, apresentaram poesias que foram  avaliadas por uma comissão formada por professores e equipe técnica do departamento pedagógico da Diretoria de Educação. Ao final, a classificação ficou assim definida:
 1º lugar: “Poesias”, Jeferson Nascimento de Souza – 6º ano matutino;
 2º lugar: “Convite”, Luciano Assis dos Santos – 5º ano matutino;
 3º lugar: “Basta”, Priscila  Rodrigues – 4º ano matutino;
 4º lugar: “Minas Gerais”, José Aldiram S. Santos – 6º ano vespertino;
 5º lugar: “Pequeno Barco”, Luiz Cláudio de Souza Cassimiro  - 4º ano vespertino;
 6º lugar: “A árvore”, Octávio Henrique de Oliveira Vieira – 5º ano vespertino.
 Após as homenagens e pronunciamentos dos presentes, todos foram convidados a descerrar a fita inaugural da biblioteca, juntamente com a família da homenageada, ali representada por sua mãe e irmãos.
 Segundo a diretora municipal de educação, Maria Luiza Coelho de Pádua, esse foi um verdadeiro evento educacional, o­nde de fato pode-se perceber o momento da mudança pela qual passa a educação. Uma conscientização importante dos educadores que mostra nesses acontecimentos os resultados esperados.
 O objetivo da escola é que o projeto “Pinta e Borda Palavras” não encerre nesse dia, mas, que inicie, pois a poesia, é a forma de expormos os sentimentos, falar com alguém, falar por alguém. A proposta é que o projeto cresça descobrindo talentos e novos olhares para o mundo da leitura.