Festa Junina é tema de projeto “Museu Vivo”

06/06/2008

Como acontece todos os meses, o Museu Municipal Napoleão Joele, anexo à Casa da Cultura em São Sebastião do Paraíso, desenvolve temas relacionados às datas comemorativas do mês. Em junho, o tema escolhido é a festa junina, formação da cultura popular brasileira influenciada por elementos de diversas partes do mundo: da França veio a dança marcada, característica das danças nobres, que influenciou muito as típicas quadrilhas; a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região o­nde surgiu a fabricação de fogos a partir da manipulação da pólvora; no Brasil e principalmente na região nordeste, a festa junina surgiu como uma forma de agradecimento aos santos padroeiros do mês pela colheita do milho, por esse motivo, seus derivados tem destaque nas comidas típicas, tais como o fubá, a pipoca, a canjica, o milho cozido, a pamonha e o curau.
 O tema “Festa Junina” é abordado através da exposição de fotos dos “Arraiás de Paraíso” de anos anteriores, quadro dos santos padroeiros: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29), comidas típicas, bandeirinhas, fogos de artifício, que nos levam a relembrar as festividades dos tempos de infância, principalmente na zona rural.
 Paralelamente, o tema será desenvolvido também durante o Programa Comunidade Ativa, das 14h às 17h, através de apresentações das escolas. Dia 7 de junho, na avenida Manoel Oliveira Mafra, Jardim Planalto, será a vez da escola municipal professora Alice Naves Ferreira com o Coral Querubim – alunos de 1ª a 4ª série, sob coordenação da professora de música Vanessa Aparecida Alves Takarashi.
 Dia 28, no bairro São Sebastião, será a apresentação da escola municipal Wulfida Marcolini, com  apresentação da dança caipira "Esperando na Janela", com alunos do 1º, 2º e 5º ano, sob coordenação novamente da professora Vanessa Takarashi e da professora  de educação física, Lucimar Aparecida de Paula. A escola municipal professora Maria de Lourdes Dizaró (CAIC), também participará com o número de dança junina “Amor-Amor”, com alunos de 1ª a 4ª séries, sob a coordenação das professoras Cinara Soares Caetano Vanoni e Deize Melles de Carvalho Pádua.
 O Museu Municipal está aberto para visitas de segunda a sexta das 8h às 11h e das 13h às 17h e aos sábados das 13h às 17h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3539-5002.