Oficinas de geração de renda são realizadas pela Prefeitura

19/05/2008

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação de Voluntárias da Assistência Social (Avas) e as empresas Duzani Lingerie, Jugley e Kalunga, através de uma parceria, realizaram, de fevereiro a abril, duas oficinas de geração de renda, sendo de corte e costura industrial e confecção de roupas íntimas.
 Participaram das oficinas pessoas de baixa renda e com menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. A proposta é capacitar pessoas desempregadas ou que estivessem iniciando seu próprio negócio, além de oferecer novas oportunidades de emprego e renda, mostrando perspectivas aos participantes, por meio de informações e conhecimento de grande importância no dia-a-dia profissional, preparando-os para novos desafios do mercado de trabalho. Cada oficina teve carga horária de 200 horas, distribuídas entre habilidades gerais e específicas.
 As habilidades gerais foram trabalhadas simultaneamente com todos os participantes das duas oficinas, desenvolvendo vários temas como saúde e segurança no trabalho, educação ambiental, direitos humanos, sociais e trabalhistas, informação e orientação profissional e gestão do trabalho.
 Em habilidade específicas, foram desenvolvidos temas com ênfase na parte prática do curso, ou seja, treinamento direto nas máquinas. A oficina de costura industrial foi realizada nas dependências da empresa Duzani Lingerie e confecção de roupas íntimas na Jugley.
 Do total de 45 pessoas que concluíram as duas oficinas, até 70% poderão ser  encaminhadas para o mercado de trabalho, já que desenvolveram integralmente as  competências pertinentes para o exercício da profissão, numa empresa ou em  atividade geradora de renda.

fotos: Luiz Fernando Souza