Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Reunião define implantação de equipe de atenção primária na unidade prisional de Paraíso

27/08/2025

Na última semana, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da direção da Unidade Prisional de São Sebastião do Paraíso se reuniram para alinhar a implantação da nova Equipe de Atenção Primária Prisional (EAPP), credenciada junto ao Ministério da Saúde em julho deste ano. O encontro marcou o primeiro contato formal entre as equipes para organização do serviço, que deverá iniciar efetivamente até setembro.

A EAPP contará com carga horária de 20 horas semanais e incluirá médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e psicólogo. A proposta é ampliar e qualificar o atendimento aos detentos, que hoje é realizado de forma limitada, com visitas esporádicas de profissionais.

Com a nova estrutura, será possível oferecer acompanhamento contínuo em saúde geral e bucal, além de suporte psicológico, garantindo um cuidado mais próximo e resolutivo. “Estamos estruturando o serviço, providenciando as adaptações necessárias e finalizando o processo de contratação dos profissionais para que a equipe esteja pronta dentro do prazo estabelecido”, destacou Marina Barbosa Dias, gerente de Atenção Primária do município.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Adriano Lopes da Siqueira, a implantação de uma Unidade Básica de Saúde dentro do presídio é um passo importante no cuidado com a população privada de liberdade. “Nosso compromisso é oferecer atendimentos essenciais, humanizados e contínuos, reafirmando que o direito à saúde é universal e deve ser garantido a todos.”

Participaram da reunião, pela Unidade Prisional: João Paulo Vitor Mantuani (diretor), Rosinei Silveira Freitas (enfermeira) e José de Andrade (diretor de Segurança). Pela Prefeitura, estiveram presentes Adriano Lopes Siqueira (secretário de Saúde), Marina Barbosa Dias (gerente de Atenção Primária), Gabriela Couto Rosa de Souza Zague (enfermeira apoiadora da Coordenação), Dra. Vanessa Helena de Lima Pádua (médica coordenadora da Atenção Primária) e Gustavo de Paula (coordenador do CPD).