Congada 2023: Levantamento das Bandeiras é neste domingo

28/11/2023

Acontece neste domingo, 3 de dezembro, na Praça comendador José Honório a cerimônia de levantamento das Bandeiras dos Santos padroeiros da Festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso. O evento inicia-se com a Santa Missa às 17h na Igreja Matriz de São Sebastião e, na sequência, serão erguidas as Bandeiras de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, São Sebastião, São Domingos, Santa Isabel, Santa Catarina e São Jerônimo. Todos os ternos de moçambique e congo vão participar e saudar as Bandeiras na presença do Reinado.

Na noite de segunda-feira, 27, o Departamento de Cultura reuniu-se com os representantes dos ternos e Reinado para tratar das questões envolvendo a festa, entre elas a ordem dos desfiles que acontecem de 26 a 30 de dezembro, a partir das 19h30, na Avenida José de Oliveira Brandão Filho, em frente a Câmara Municipal. Também foi definida a escala das missas e outros pontos relacionados à estrutura do evento. A reunião contou com a presença do prefeito Marcelo Morais e do vereador Luiz Benedito de Paula.

A Prefeitura também já efetuou na sexta-feira (24), a primeira parte do repasse financeiro aos ternos e Reinado para que eles utilizem o dinheiro na compra de tecidos, instrumentos, vestimentas, serviços de costureira, entre outros. O segundo pagamento acontece em dezembro. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Fumpac), com a aprovação do Conselho Municipal, Poder Legislativo e totalizam R$ 255.000,00.