Conselho do Patrimônio aprova atualizações de bens inventariados

24/11/2023

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Sebastião do Paraíso aprovou a atualização dos inventários previstos para o Plano de 2023. Os bens atualizados nesse ano de ação e preservação foram a Estação Ferroviária São Paulo e Minas, a Igreja de Nossa Senhora da Abadia, a Capela do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu e o Monumento aos Imigrantes. Os inventários são documentos de preservação que buscam identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação da cultura de um povo.

Os bens do patrimônio municipal foram inventariados pela primeira vez entre os anos de 2003 e 2008. Após atestada a importância dos mesmos para a comunidade local, o Conselho autorizou que as pesquisas de complementação dos inventários fossem feitas pelas professoras e historiadoras Kátia Maria Alves Roncolato e Letícia Pimenta de Almeida e o arquiteto e urbanista César Messias de Souza. O trabalho foi apresentado ao Conselho na reunião do último mês que reconheceu a importância do trabalho, acrescentando informações na motivação dos inventários.

A antiga Estação Ferroviária São Paulo e Minas, localizada na Avenida Oliveira Rezende é atualmente sede do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que auxilia na preservação da primeira estação ferroviária da cidade. A Igreja de Nossa Senhora da Abadia (no bairro Mocoquinha), a Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu e a Capela do Sagrado Coração de Jesus (ambas situadas no Parque São Judas), são palcos importantes da tradição religiosa católica do município. Abrigam festas populares e são ponto de encontro de fé e de devoção. Quanto ao Monumento aos Imigrantes, que fica na praça de mesmo nome em frente a Prefeitura, é a expressão de uma representatividade de uma das origens dos povos da cidade. O monumento marca a forte imigração que ocorre no século XIX da Europa para o Brasil.

Os inventários aprovados, assim como outros, estão disponíveis para que toda a população possa consultar no Departamento de Cultura, à Avenida Oliveira Rezende, nº 509, bairro Braz, com agendamento pelo telefone 3539-5002. Ações como essa visam fortalecer, valorizar e ampliar o conhecimento das políticas municipais de proteção ao patrimônio local, fato essencial para que possamos construir uma sociedade mais participativa, responsável e com capacidade de reflexão.