Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 4


EMAP promove encontro antitabagismo

31/05/2023

A Equipe Multiprofissional da Atenção Primária, a EMAP, realiza em sua nova sede o Programa Nacional do Controle de Tabagismo, idealizado pelo Ministério da Saúde e destinado a ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. 

Em São Sebastião do Paraíso, as ações para este programa é coordenado pela psicóloga Marina Faleiros de Figueiredo e pelo terapeuta ocupacional Luiz Gustavo de Castro, além de contar com a colaboração de outros profissionais nos encontros grupais como: farmacêutico, fonoaudióloga, nutricionista, dentista, fisioterapeuta, médico e enfermeiro. 

O indivíduo que deseja cessar o uso de fumo deve procurar sua Unidade de Saúde de cadastro para realização da triagem e inserção no grupo. Deste modo, será encaminhado ao programa que é realizado em sete encontros, no espaço da Equipe Multiprofissional da Atenção Primária, localizada na Rua Stela, 289.

O programa consiste de uma abordagem ativa e pragmática em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam em outros aspectos de sua vida, contendo todos os elementos que são significativos para ajudar fumantes a pararem de fumar e a permanecerem sem cigarros, abordando os comportamentos, pensamentos e sentimentos dos fumantes. 

No último grupo realizado, iniciado em março/2023 e finalizado dia 30/05/2023, doze participantes concluíram o programa, sendo que 50% cessaram uso de fumo completamente, e os demais reduziram o uso em 85%, notando-se assim a efetividade do programa. Dia 31/05 é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o tabagismo é a maior causa de morte evitável do mundo. Desta maneira, a equipe da EMAP, convida a todos os interessados em cessar uso de tabaco a buscarem esse cuidado e tornar sua vida mais saudável.