Meio Ambiente lança Programa Ciclo Verde

30/05/2023

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início nessa semana ao programa Ciclo Verde, que irá disponibilizar aos interessados materiais de resíduos de vegetais triturados para usos diversos. Esse material será doado aos interessados que realizarem o cadastro manifestando interesse através de link disponível no site da Prefeitura Municipal.

O objetivo principal do Programa é proporcionar destinação sustentável ao material, transformando resíduo em matéria-prima e insumo. Conforme destaca o secretário responsável pela Pasta, Renan Jorge Preto, os resíduos provenientes de jardinagem, podas e supressão de árvores na zona urbana são de grande volume e, se gerenciados de maneira inadequada, podem causar sérios danos ambientais, principalmente quando queimados ou misturados a resíduos de outras características.

“Por outro lado, principalmente se triturado, esse material apresenta grande potencial para aplicação em diversas finalidades, como compostagem, forragem de solo agrícola e de aviários, aproveitamento energético em fornos e caldeiras. É mais um incentivo da Prefeitura ao uso de um produto reciclado de altíssima qualidade, que contribuirá para o desenvolvimento econômico sustentável do município”, finaliza.