Prefeitura promove concurso “Paraíso dos Cafés Finos”

14/11/2022

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, realizou na noite de sexta-feira, 11 de novembro, a final do concurso Café de Qualidade “Paraíso dos Cafés Finos”, que neste ano bateu recorde de inscrições, elegendo as 20 melhores amostras e premiando os 5 melhores com a compras das sacas com valores entre 2 e 5 mil.  O grande vencedor foi o produtor rural Sebastião Pádua Silva, do Sítio Água Viva, representado pelo filho Ricardo (na foto).

Durante a premiação, foram realizadas homenagens ao idealizador do concurso, Marco Aurélio Alves de Paula, que faleceu no início deste ano, representando uma grande perda tanto para Municipalidade pelos trabalhos que realizava junto a zona rural, quanto para os produtores de toda a região. O concurso, que já está na sua 4ª edição, tem por objetivo atestar a qualidade dos cafés que são produzidos no município, premiando os produtores e valorizando ainda mais o seu café.

Durante sua fala, o secretário responsável pela Pasta, Renan Jorge Preto, agradeceu o empenho e envolvimento de todos para que a Concurso pudesse acontecer, um trabalho que vem de desenvolvo vendo desde o início do ano e que culminou com a grande festa realizada na Praça da Estação, local escolhido por tudo o que ele representa à cafeicultura no Município, sendo aquele ponto o principal elo no escoamento da produção cafeeira no século passado.

Durante sua fala, o prefeito Marcelo Morais destacou o trabalho do servidor Marco Aurélio Alves Paula, que, segundo ele, foi um dos maiores incentivadores da agricultura em Paraíso. O prefeito também aproveitou a oportunidade para homenagear o agrônomo e extensionista aposentado da Emater/MG, João Bosco Minto, convidando-o para que assumisse a Secretaria de Agricultura de Paraíso, proposta esta que João Bosco disse que pensaria a respeito.

Por fim, encerrando a festa, aconteceu a apresentação do grupo Paraíso em Seresta, com o anúncio dos 20 finalistas, entre eles os cinco primeiros colocados. Conforme apresentado, o café do primeiro colocado, entre seus atributos, possuía notas florais, baunilha, frutas vermelhas, garapa, rapadura, chá rosa, cana e licor. Cada saca do lote inscrito será adquirida por R$ 5 mil, como forma de valorização do produto. Também foram premiados com valor em espécie pelas sacas produzidas os cafeicultores classificados entre os demais quatro lugares. O segundo lugar (R$ 4 mil cada saca do lote); terceiro lugar (R$ 3 mil), quarto lugar (R$2.500,00) e a quinta colocação (R $2.000,00).