Hospital de Queimados pode se tornar realidade em Paraíso

10/05/2022

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em reunião na tarde dessa terça-feira, 10, com prefeitos da Microrregional de Saúde, oficializou carta de Intenções para a criação do Hospital de Queimados assinado por todos os líderes do Executivo de seus respectivos municípios. A carta foi entregue ao secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Victor, em reunião que aconteceu na Santa Casa, durante apresentação de melhorias realizadas no Hospital.

Na Prefeitura de Paraíso, participaram da reunião os prefeitos de São Tomás de Aquino, Monte Santo de Minas, Itamogi, Jacuí e Pratápolis. A pauta já foi deliberada em CIR e CIB para instalação e com aceite, inclusive, da Santa Casa. Segundo ressalta o pedido, existe a necessidade do Hospital, tendo em vista o vazio assistencial na Macro Sul para tratamento de pacientes vítimas de queimaduras graves, sendo o tratamento oferecido, na sua maioria, na capital mineira.

"Como são pouquíssimos os hospitais credenciados para esse atendimento, as vagas demoram a surgir, o que por diversas vezes enseja em ação judicial contra os Municípios e o Estado. Tal medida costuma onerar os cofres públicos, pois o prazo concedido pelos juízes, considerando a gravidade do quadro dos pacientes, não é o mesmo que necessitamos para liberação das vagas, o que gera até internação em hospitais particulares", destaca.

Os prefeitos também ressaltaram que a região de saúde necessita e merece a ampliação desse serviço e que a Santa Casa local já tem demonstrado que possuiu uma gestão eficiente e profissionalizada capaz de avançar continuamente nas melhorias entregues à comunidade. Conforme o prefeito Marcelo Morais, hoje este atendimento é bastante falho a nível de micro e macrorregião.

“É uma situação que surgiu durante o nosso mandado. Nós já havíamos prometido que iríamos buscar o serviço de neurocirurgia, conseguimos, e agora o Hospital de Queimados passa a ser uma realidade porque já foi deliberado em CIB e temos o aceite da Santa Casa. Agora é ter a habilitação do Estado para que haja esse atendimento em Paraíso. Iremos entregar essa carta de intenção ao secretário de Estado de Saúde para que a habilitação desse serviço saia o mais rápido possível”, finaliza.

Durante o evento, Morais, acompanhando do vice, Daniel Tales, e demais prefeitos da microrregião de saúde, realizou a entrega do documento. Ele pediu para que o secretário não medisse esforços para o credenciamento do serviço, tendo em vista a capacidade técnica de atendimento do serviço em Paraíso.

SERVIÇO REGIONAL

Para a prefeita de Pratápolis, Denise Alves de Souza Neves, será um serviço muito bem-vindo para a região, já que existe a dificuldade para transferir pacientes que necessitam deste tipo de atendimento. “Será importante para toda a região”, destaca.

O prefeito de Monte Santo de Minas, Carlos Eduardo Donnabella, o Caburé, também destaca a importância da conquista desde serviço. ‘Será um conforto no atendimento de possíveis acidentes desta natureza para a nossa região. Estamos todos unidos nessa empreitada”, ressalta.

Para a prefeita de Jacuí, Maria Conceição dos Reis Pereira, “é muito importante o atendimento para esses pacientes na própria região, já que atualmente dependemos do surgimento de vagas para a transferência a hospitais dedicados para este serviço. Será de grande valia para Jacuí e toda a microrregião”, comenta.

Por fim, o prefeito de São Tomás de Aquino, Daniel Ferreira da Silva, destaca que é uma conquista importante para a região, graças a união de todos os prefeitos pelo bem comum. “É o melhoramento de vida das pessoas, tendo em visita a dificuldade que há para esse atendimento. Com a possibilidade do atendimento aqui em Paraíso, sendo este município a referência, será mais fácil para todos nós”, finaliza.