Prefeitura dobra investimentos na Educação Municipal

10/03/2022

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, irá destinar aos Caixas Escolares mais R$ 1,5 milhão, que irá atender às necessidades das intuições de ensino do Município naquilo que elas precisarem. O recurso é para que as Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil tenham liberdade para trabalhar e adquirir aquilo que necessitam, desde materiais para trabalho à melhoria na estrutura das escolas.

Conforme destaca o prefeito Marcelo Morais “o secretário de Educação, Lucas Cândido, está conseguindo fazer com que o dinheiro chegue às Escolas. Isso é muito positivo porque demonstra que a Prefeitura está investindo pesado na Educação. O que estamos fazendo é tornar a Educação de Paraíso um modelo para toda a região, valorizando, principalmente, nossos profissionais da Educação, e temos visto que, inclusive, a região tem buscado informações para implantação nas cidades”.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido, em 2021 foi destinado às escolas cerca de R$ 900 mil. “Esse recurso foi baseado no Plano de Ação elaborado pelas próprias diretoras, que pedimos que fosse feito para atender às principais necessidades daquele momento. Isso tudo graças a uma vontade do prefeito Marcelo Morais que pediu para que fosse investido recursos na Educação, principalmente para valorização dos profissionais, dando condições de trabalho a eles e autonomia para cada escola decidir onde gastar o recurso”, destaca.

Lucas ressalta que o funcionamento dessas escolas e CMEIs melhorou bastante, principalmente no que se diz respeito à estrutura. “Para esse ano, as diretoras apresentaram novos planos de trabalho e o Prefeito autorizou que estes fossem atendidos em sua integralidade. É algo que não existia, sendo necessário as diretoras terem que organizar festas para conseguir recursos para tocar suas escolas com o básico”, acrescenta.

Para a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Antonino José Amorim, Ana Maria Costa Heto, essa ação foi muito importante porque irá contribuir, principalmente, com a melhoria da Educação Municipal. Segundo ela, existia uma dificuldade em viabilizar as ações propostas para melhorias no Plano de Ação porque os recursos recebidos pelos programas do Governo Federal eram sempre insuficientes.

“Para conseguir implantar as ações que envolviam recursos financeiros, tínhamos que organizar festas e rifas. Isso comprometia a função principal da escola: a pedagógica. Nas gestões anteriores, a informação era de que tal programa, como o que está sendo implantado agora, era de que não seria possível de ser implementado sob a alegação de falta de recursos e amparo legal. Agora, com o programa ‘Dinheiro na Escola’, essa importante ação da Administração Municipal contribuirá para a melhoria da Educação Municipal. Não éramos acostumadas a ter tanto recurso como agora para investir”, completa.