Inaugurada primeira EAP do Município

10/03/2022

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa quarta-feira, 9, a inauguração da Equipe de Atenção Primária “Gilson Aparecido Francisco”, no Distrito de Guardinha - a primeira no Município. A EAP, que funcionará na USF Carine Abud, será destinada à poaulação de Guardinha e terá atendimento das 7h às 22h20, beneficiando, principalmente, àqueles que trabalham e não podem ir à Unidade de Saúde durante o dia, possibilitando, assim, uma assistência continuada à toda a população.

Conforme explica a coordenadora das USFs, Marina Barbosa, a EAP é uma extensão do horário de atendimento da Unidade, que funciona das 7h às 16h. “Essa equipe estará aqui de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h20, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e demais auxiliares dando suporte a toda população de Guardinha, ofertando atendimento continuo, ou seja, o mesmo serviço que a Unidade presta durante o dia, será prestado, também, durante à noite”, destaca.

Entre esses atendimentos estão aqueles dedicados às pessoas que possuem hipertensão, diabetes, gestantes (principalmente o atendimento de pré-natal), puericultura e saúde do trabalhador. “Assim, aquela pessoa que trabalha durante o dia e não pode ir à Unidade de Saúde fazer algum acompanhamento, agora terá esse horário da noite para poder ser atendido. Também serão realizados atendimentos de demanda espontânea, então, aquele cidadão que tiver alguma dor aguda e precisar de atendimento, poderá procurar à EAP”, acrescenta Marina.

HOMENAGEM

O nome dado à Equipe de Atenção Primária é uma homenagem ao servidor Gilson Aparecido Francisco, que faleceu há cerca de um ano e era uma das pessoas de Guardinha que sempre lutou pelo atendimento continuado da Unidade. Na cerimônia de descerramento da placa, que contou com a participação da família e representantes do Poder Executivo e Legislativo, foi ressaltado o trabalho realizado pelo ex-servidor, bem como o objetivo da Administração em poder melhorar cada vez mais a vida da população de Guardinha.

Conforme destacou o prefeito Marcelo Morais, aos poucos, a Prefeitura irá cumprir tudo o que foi prometido àquela população.  Ele ressaltou a conquista das ambulâncias e do veículo zero quilômetro que será destinado ao Distrito. “Esta é uma das muitas conquistas que traremos para Guardinha. Iremos finalizar o asfalto, entregamos o calçamento das ruas, e aos poucos estamos cumprindo com todo o nosso compromisso com esta população”, ressaltou.

O vice-prefeito, médico Daniel Tales, ressaltou a importância desse trabalho que está iniciando por Guardinha, um trabalho que, segundo ele, irá beneficiar muito a população, principalmente aqueles que não podem ir à unidade durante o dia. “Como médico da família, sei como é importante uma assistência continuada. Será um trabalho que irá melhorar muito a vida da população que aqui vive. Estamos reestruturando toda a Saúde do Município, e em breve também iremos inaugurar um ambulatório. A população pode aguardar que tem muita coisa boa vindo por aí”, finaliza.