Prefeitura reconstrói ponte no Morro Vermelho

08/02/2022

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Planejamento Urbano, concluiu nesse final de semana reparo emergencial em ponte que havia caído na estrada principal do Morro Vermelho, diante das fortes chuvas que trouxeram diversos transtorno àquela região.

O acesso daquela comunidade, após encruzilhada sentido Lajeado, ficou impedido com a queda de uma ponte no último dia 31. Diante da situação, e emergência decorrente da importância daquela via para trânsito de veículos e escoamento de produção, a Prefeitura realizou uma força-tarefa para poder resolver a situação rapidamente.

Para a execução do serviço, foi construída uma nova parede provisória de madeira com aterramento, já que a parede de concreto havia sido demolida pela força das águas pluviais. Assim, foram fixadas 18 estacas com profundidade média de 3 a 4 metros abaixo do leito do rio e, após o período chuvoso, será feita uma nova parede de concreto. Esse serviço deu condições de tráfego a veículos escolares, moradores e escoamento de produtos agrícolas e granjas avícolas.

Conforme o prefeito Marcelo Morais, o trabalho realizado no local foi feito com o objetivo de ser mantido pelos próximos cinco anos, devido à qualidade do serviço por parte da Secretaria Municipal de Obras, no entanto, o objetivo é tão logo que seja possível, finalizar o trabalho que ainda precisa ser feito naquela estrutura, bem como em toda a estrada daquela região assim que começar o período da estiagem.

“A velocidade do trabalho foi graças à força tarefa que a Secretaria de Obras realizou para dar condições de tráfego naquela estrada. É uma ponte grande, que conseguimos finalizar com um trabalho muito bem-feito. Agora, a comunidade daquela região pode esperar que vamos fazer um trabalho muito bom naquela estrada, assim como fizemos nos Marques, para que possamos resolver o problema de mais uma estrada e passar para outra”, comenta.

Segundo Morais, a Prefeitura realiza processo de licitação para a aquisição de novas máquinas para que possa ter equipamentos suficientes para atender a toda a demanda que chegar das comunidades rurais. “A ideia é que agora na estiagem possamos fazer intervenções nas estradas rurais para que nas próximas chuvas não soframos como agora. Diante do obstáculo que foi a falta de maquinários, não conseguimos trabalhar em todas as estradas, como trabalhamos na comunidade dos Marques e outras estradas da região, mas vamos mudar essa realidade”, finaliza.