Polícia Ambiental descarta denúncia contra Município

24/01/2022

A Polícia Ambiental de Passos esteve nesta segunda-feira, 24, em São Sebastião do Paraíso apurando denúncia realizada contra a Prefeitura sobre possíveis cortes irregulares de árvores, que teriam causado “enormes danos ambientais”. No local, a Polícia Ambiental constatou que se tratava de uma denúncia infundada e que a árvore que foi cortada possuía autorização do CODEMA e representava riscos à integridade física dos transeuntes, além de não haver quaisquer vestígios de maus-tratos a animais.

Conforme destacou o sargento da Polícia Ambiental de Passos, Robson Augusto Domingos, foi realizada a fiscalização e, a princípio, não foi identificado nenhum crime ambiental. “Constatamos a presença de grande quantidade de árvores que servem de abrigos para as aves que habitam o local, e isso constará no relatório. Em relação à árvore que foi cortada, esta possuía autorização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA)”, ressalta.

Segundo destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, a Secretaria de Meio Ambiente é a última a querer que uma árvore seja cortada, no entanto, diferentemente de quando está em seu meio natural, dentro da cidade é necessário tomar medidas que preservem a vida das pessoas. “A queda de uma árvore assim, pode causar danos irreparáveis, e só é autorizado o corte quando for constatado os potenciais riscos e precisamos agir preventivamente”, acrescenta.

Em relação às aves que têm habitado em grande quantidade aquele local, Renan ressalta que a Secretaria de Meio Ambiente tem feito estudos para resolver esta questão. “Ali, o problema tem tomado grande proporção e se tornando um problema sanitário. A intenção é fazer o manejo dessas garças da forma menos danosa possível e que cause o mínimo de impacto, para que as pessoas possam frequentar aquela área sadiamente e sem correr o risco de contrair qualquer doença”, diz.

O prefeito Marcelo Morais ressalta que a árvore que uma das árvores estava condenada e possuía autorização do CODEMA, “A árvore foi retirada para instalação da balsa e limpeza e desassoreamento da Lagoinha. As aves que habitam ali foram remanejadas para outros locais, com supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inclusive foi solicitada autorização para corte e poda dessas árvores especificamente”, explica.

O prefeito acompanhou os trabalhos de fiscalização realizada pela Polícia Ambiental. “Fizemos tudo dentro da legalidade. A denúncia que foi feita é infundada e feita por alguém que não tem nada a acrescentar. É algo que me chama a atenção, porque em relação a questão plantio de árvores, já realizamos o plantio de mais de 1200 mudas em Paraíso e não se falou sobre isso na denúncia, mas sobre uma única árvore que precisamos remover para revitalizar toda a Lagoinha até denuncia mentirosa fizeram”.

O prefeito acrescenta ainda que os trabalhos continuam. “Estamos fazendo aquilo que tem que ser feito, dentro da legalidade, dentro do que precede a autonomia do Poder Público de agir. Temos muitas árvores condenadas na Lagoinha, que o CODEMA já está avaliando. Estamos apenas recuperando um espaço público que estava perdido e que vamos entregar para a população, enquanto alguns insistem em mentir continuo a insistir em trabalhar”, finaliza.