Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 4


Projeto facilita adaptação de alunos do Ensino Infantil

19/11/2021

O Centro Municipal de Educação Infantil Inês Ferreira Marcolini – localizado no bairro São Judas Tadeu, pensando em facilitar o processo de adaptação dos alunos do CMEI, após longo período sem aulas presenciais, desenvolveu o projeto Acolher, que busca facilitar o processo de adaptação das crianças à nova rotina. O projeto foi pensando diante do cenário imposto pela pandemia do Covid-19 e seus desdobramentos.

Diante disto, a direção e equipe CMEI buscou se mobilizar com o intuito de preparar a equipe para o acolhimento mútuo e também da comunidade escolar. Conforme a direção, o Centro norteou suas ações a partir da criação de uma rede de apoio para o acolhimento humanizado com foco nos sentimentos. O projeto Acolher busca, através das ações realizadas pela equipe, alternativas de trabalho que auxiliem neste momento.

No campo pedagógico para o trabalho com as crianças foi realizado pesquisas bibliográficas, utilização de recursos multimídia como jogos, podcast, questionários, visita virtual ao museu de zoologia, de materiais pedagógicos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Em relação à saúde, foi desenvolvido recursos de prevenção que visam o bem-estar físico e mental, como palestras com especialistas e cartilhas com orientações sobre diversos assuntos pertinentes. No campo social, foram realizadas oficinas de confecção de máscaras, horta com garrafa pet e receita acessível.

Também foi realizado uma articulação com setores da comunidade, para a qual foram convidados diversos profissionais como nutricionista, educador físico, psicóloga e a Polícia Militar. Conforme ressalta a equipe, o projeto é uma alternativa para criação de uma rede de apoio nos momentos de crises, que ajudará, em especial, os alunos no desenvolvimento psicossocial e psicomotor. Por fim, a equipe ressalta que o protagonismo de toda comunidade escolar é imprescindível para a prática de ações que possibilitem o acolhimento em seu sentido amplo. A comunidade escolar pode conhecer a proposta pelas redes sociais do CMEI Inês Ferreira Marcolini.