Iniciado cadastramento escolar para 2022

17/11/2021

Deu início nesta quarta-feira, 17, o processo de cadastramento escolar, realizado por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Esse cadastramento vai até o dia 10 de dezembro e é destinado aos alunos do ensino fundamental e médio que desejam ter uma vaga na escola pública, tanto municipal quanto estadual.

Conforme destaca a superintendente regional de Ensino em São Sebastião do Paraíso (35ª SER), Maísa Cláudia de Mello Barreto, neste ano, em regime de colaboração entre Estado e Município, já foi realizado todo um planejamento das vagas para os estudantes de Paraíso.

“O público alvo deste cadastro são os estudantes que vão fazer o 1º ano do Ensino Fundamental, aqueles que estão na rede particular e desejam migrar para a escola pública, aqueles que vão mudar de escola para concluir o ensino e os estudante que deseja ingressar no Ensino de Jovens e Adultos”, ressalta.

Esse cadastramento pode ser realizado pela internet por meio do site cadastroescolar.educação.mg.gov.br ou, em caso de alguma dificuldade, o pai ou responsável pode procurar a escola mais próxima para ter auxílio nesse processo de inscrição.

Conforme destaca o secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira, a inscrição para o cadastramento escolar é fundamental para que os alunos do nosso município tenham uma vaga mais próxima ao seu domicílio, já que é através do cadastro que é realizado o zoneamento.

“Nós temos uma comissão que, considerando a logística do nosso município, definiu quais os bairros que contemplariam as escolas que estão distribuídas pela cidade. Dessa forma, ao se inscrever, colocando o endereço da sua residência, o aluno terá a garantia da escola mais próxima ao seu domicílio, cumprindo também a legislação estadual”, ressalta.

Por fim, conforme acrescenta Maisa Barreto, o resultado do processo de inscrição será divulgado no dia 20 de dezembro, quando será dado início ao período de matrículas. “A partir de 2022 toda a demanda de anos iniciais pertencerá a Prefeitura Municipal, mas em regime de colaboração. Nós cederemos todos os espaços das escolas estaduais para que a Rede Municipal de Ensino organize o atendimento da melhor forma possível. Assim, aqueles que já estão em uma escola estadual fazendo os anos iniciais, permanecerá até o final de 2022, se assim for o desejo da família”, finaliza.