Prefeitura reúne-se com comunidade rural dos Marques e Mercês

05/08/2021

Na noite de quarta-feira, 4 de agosto, representantes da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Câmara Municipal, Sicredi e Olam Coffee, reuniram-se com lideranças das comunidades rurais dos Marques e Mercês, onde foram debatidas diversas pautas, entre elas a segurança na zona rural e as perdas que os produtores tiveram com as geadas das últimas semanas.

Conforme o chefe de departamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), Marco Aurélio Alves de Paula, a pauta principal da reunião foi um projeto do Município para implantação de um sistema de videomonitoramento nas propriedades rurais para a segurança dos produtores. “É um projeto futuro, mas que já estamos discutindo junto a esses produtores. Também, discutimos melhorias nas estradas rurais, na Escola Municipal Roque Scarano, que atende a toda aquela região, e nos colocamos à disposição — todos os trabalhos e projetos da Sedeagro, principalmente para fazer os laudos de perdas em decorrência das geadas”, destaca.

O presidente do CMDRS, Marcelo de Moraes Silva avaliou positivamente a reunião e destacou que, além das pautas peculiares às comunidades daquela região, a segurança pública tem sido um tema bastante debatido. “Estamos ansiosos pelo projeto de videomonitoramento, principalmente em ter um custo-benefício melhor para todos os produtores. Nós, do Conselho, debatemos muito a parte técnica da necessidade do monitoramento, tanto individual das propriedades, quanto macro. É uma ideia que nasceu do Conselho Rural, e felizmente foi muito bem-aceita, principalmente pela Prefeitura do nosso município”, completou.

Marcelo destacou que somente o monitoramento individual não é o suficiente para coibir ações criminosas. “O monitoramento macro regional pode trazer resultados mais eficazes, você tendo no Município o monitoramento individual e macro, conseguimos inibir muito os roubos e furtos na zona rural. Se conseguimos evitar esses crimes, já valeu muito a pena. O Conselho plantou a sementinha, e agora, com apoio da Secretaria de Segurança Pública, da Sedeagro e da Câmara Municipal, vamos conseguir atingir nossos objetivos e fazê-la germinar”, finaliza.