Prefeitura inicia projeto “Arborizando Paraíso”

01/02/2021

Na manhã de sábado (30/1), a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, e apoio da secretaria de Obras, deu início ao projeto “Arborizando Paraíso”. A inauguração foi entre os bairros Jardim Acapulco, Rubens Rocha Gonçalves e Jardim Mediterranèe, onde foram plantadas cerca de 130 mudas de espécies variadas, das quais 60 foram de Ipê e demais espécies variadas, entre plantas ornamentais, frutíferas e nativas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, outras áreas já estão sendo levantas para atender a proposta de arborização que prevê o projeto. Renan destaca que o projeto, além de tornar a cidade um lugar mais agradável aos olhos, tem grande importância na regulação climática, uma vez que a variação abrupta de temperatura – muito calor durante o dia e às vezes queda de temperatura à noite – prejudica a nossa saúde.

Segundo o secretário, a arborização tem a função de regulação do microclima e contribui para a umidade do ar, o que reflete diretamente na saúde da população, principalmente na qualidade respiratória. “Outro fator é a retenção de enxurrada em determinados casos, principalmente em áreas verdes, aliviando o sistema de drenagem urbana. A arborização tem muitas funções para além do paisagismo”, destaca.

Renan ressalta que o plantio de árvores realizado no sábado foi planejado. “Todas as covas foram adubadas e abertas no tamanho adequado para receber as mudas, a fim de que elas se desenvolvam muito mais rápido. Há um cronograma de irrigação e adubagem estabelecido para essas mudas. Estamos buscando utilizar os recursos públicos de forma digna e da forma que o cidadão merece que sejam utilizados”, pontua.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, houve bastante empenho de toda equipe envolvida neste projeto, que se preocupou tanto com a qualidade do plantio, quanto com a qualidade de limpeza da área e do serviço que foi prestado. “Nota-se a preocupação com a qualidade do trabalho público a utilização dos recursos de forma sustentável para o município”, acrescenta Renan.

As mudas plantadas foram cultivadas no Parque da Serrinha, que tem capacidade de produzir cerca de 20 mil mudas nativas por ano. “Temos uma capacidade de plantio muito grande e já estamos selecionando outros locais para fazer o plantio. O ideal é que este seja feito no período chuvoso, então em breve teremos outra etapa, para aproveitar ainda esse final de período chuvoso. Algumas pessoas já manifestaram o desejo de plantar suas próprias mudas, inclusive trouxeram para plantar aqui também, então percebemos o apoio muito grande da população”, finalizou.

O prefeito Marcelo Morais destacou a presença maciça da população na inauguração do projeto. “Comunicamos que nossa Administração facilitará a todos a possibilidade de pegar mudas no Parque da Serrinha para plantar. Aquela burocracia toda que existia para conseguir uma muda e plantar uma árvore em casa não existirá mais. Vamos revitalizar e buscar o rótulo de Cidade dos Ipês da nossa Paraíso”, completou.