Campanha de trânsito é realizada na Praça da Fonte

26/01/2021

Na tarde desta terça-feira (26/1) uma equipe da Guarda Civil Municipal de São Sebastião do Paraíso esteve na praça comendador João Alves (Fonte) dando continuidade à campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, desenvolvida pelo programa “Educando para o Trânsito”, da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil. O objeto é conscientizar os condutores a respeitarem as vagas destinadas a deficientes e idosos. Na última semana, a ação foi realizada na Praça da Matriz.

Conforme explica a GM Silvia Helena Ribeiro Duarte, a campanha será realiza ao longo de todo ano, sendo neste mês de janeiro focada no respeito às vagas de deficientes e idosos. “Estamos orientando a população em como adquirir o cartão que autoriza o estacionamento nessas vagas, não basta apenas ter mais de 60 anos ou ser deficiente. O direito já é garantido, mas é preciso dessa identificação para que o agente de trânsito possa identificar se aquele veículo está nas condições corretas”, ressalta.

Para adquirir o cartão, o cidadão deve se deslocar até a Secretaria de Segurança Pública que fica na Avenida Monsenhor Mancini, nº 755, Vila Dalva (prédio da Arena Olímpica), das 8h às 17h, ou ligar no telefone 3539-1023 para esclarecer qualquer dúvida. “Infelizmente, observamos em dados estatísticos levantados pela Gerência de Trânsito que as pessoas não respeitam a destinação dessas vagas. A grande maioria é ocupada por pessoas que não têm esse direito”, acrescenta.

Silva comenta ainda que os agentes de trânsito ouvem muito a famosa frase “vou parar só um minutinho”. Eles não entendem que nesse minutinho, aquele idoso ou deficiente que precisa da vaga e tem dificuldade de locomoção, precisa se sacrificar para se deslocar até o banco ou comércio. É feito um estudo para que essas vagas fiquem próximas a pontos estratégicos para facilitar o acesso a esses locais. “Não, não pode parar nem por um minutinho. É preciso respeitar o direito do outro”, destaca Sílvia.

Por fim, a GM destaca que a penalidade é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), rendendo sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47, além da remoção do veículo. “Mas, não se trata apenas disto, e sim daquilo que mais pedimos: o respeito, que deve ser imediato”, completa.

VEJA TAMBÉM: GM faz campanha de conscientização no trânsito (Praça da Matriz).