GM faz campanha para conscientização no trânsito

22/01/2021

A Guarda Civil Municipal realizou na tarde desta sexta-feira (22/1) uma campanha de conscientização para que condutores respeitem as vagas destinadas às pessoas com deficiência e idosos. Uma viatura da GM esteve na praça comendador José Honório (Matriz) onde, de maneira lúdica, um guarda caracterizado de idoso e com a frase “essa vaga não é sua nem por um minuto”, fez orientações e alertou aos condutores sobre suas obrigações no trânsito.

De acordo com a coordenadora do programa “Educando para o Trânsito”, Gisele Maria da Silva, o objetivo é chamar a atenção da população para o respeito a essas vagas que, segundo ela, já rendeu mais 700 autuações por estacionamento irregular em vagas de idosos e 167 em vagas para deficientes no ano de 2021. “Caracterizamos um guarda de idoso para carregar essa mensagem a fim de que as pessoas entendam que este é um direto garantido àqueles que são idosos ou possuem alguma deficiência”, destaca.

Ao longo da tarde, a GM e a Polícia Militar, através de um autofalante, fizeram orientações à população que passava pela Praça da Matriz, destacando quem tem direito de usar essas vagas e como proceder para conseguir o cartão que possibilita o direito a essas vagas. Para isso, o cidadão deve ir até a Secretaria Municipal de Trânsito para solicitar a credencial.

Estacionar em vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição, é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, rendendo sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47, além da remoção do veículo. A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte fica na avenida monsenhor Mancini, nº 755, Vila Dalva (prédio da Arena Olímpica).

VEJA TAMBÉM: Campanha de trânsito é realizada na Praça da Fonte.