Primeiro trecho da estrada de Guardinha recebe o asfalto

13/07/2020

A Prefeitura lançou oficialmente na manhã desta segunda-feira, 13, a primeira etapa do asfaltamento da Rodovia Municipal Alcides Pimenta de Souza (acesso ao distrito de Guardinha via Rodovia BR-265).

Após o descerramento da placa feito pelo prefeito Walker Américo e o secretário municipal de Obras, José Antonio Cintra, a Cetenge Engenharia, empresa ganhadora da licitação para a realização da primeira etapa da obra, iniciou a colocação da massa asfáltica no trecho onde já foi feito o trabalho de leito, subleito, captação de água pluviais e imprimação.

Até dezembro deste ano, a Prefeitura pretende concluir sete quilômetros de asfaltamento na estrada que tem uma extensão de 12 quilômetros até o distrito. O trecho em execução da capa asfáltica em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), finalizado com espessura de 3,5 cm, e 7,20 de largura do pavimento, em uma extensão de 1,4 quilômetro será realizado com recursos obtidos pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes, no valor de R$ 400 mil.

O trecho 2 será feito com recursos próprios do município, na ordem de R$ 1,2 milhão, utilizando o mesmo material e espessura da fase 1, em uma extensão de 3,9 km. Já o último trecho é no valor de R$ 500 mil e está em trâmite junto à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra). Após finalizado, contemplará mais 1,7 quilômetro da estrada.

Emocionado, o prefeito Walker comemorou o início do asfalto, lembrando que esta demanda existe há quase 100 anos para melhorar a vida de quem reside no distrito. "Finalmente estamos concretizando este projeto, graças a gestão séria dos recursos públicos que vem sendo feita e ao comprometimento de toda equipe. Hoje temos muito o que comemorar e agradecer a Deus. Esta estrada vai trazer qualidade de vida para as pessoas que moram em Guardinha e também para aquelas que diariamente passam por ela. Poderemos transportar nossos pacientes até Paraíso com mais segurança e conforto, além disso, os produtores terão mais facilidade para escoar sua produção, sem contar que estradas asfaltadas com fácil acesso também atraem investimentos, emprego e renda para a região. É uma data que ficará para a história", enfatizou o prefeito.