Entidades assistenciais recebem recursos

03/07/2020

O Lar Pedacinho do Céu, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a A Associação do Centro de Reabilitação Neurológica e Equoterapia (Amorequo) receberam na manhã de sexta-feira, 3 de julho, metade do repasse de recursos provenientes das doações de contribuintes feitas ao Imposto de Renda. As duas primeiras foram contempladas com R$ 40 mil e a terceira com R$ 39.994,32 — valores já creditados em conta pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso.

As instituições tiveram seus planos de trabalho aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e terão 12 meses para executarem os projetos. Assim que houver uma primeira prestação de contas destes valores já liberados, o Fundo da Infância e Adolescência fará o repasse dos outros 50% após a execução de 30% do projeto aprovado pelo CMDCA.

O prefeito Walker Américo assinou os termos de convênio, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcelo São Julião e os representantes das entidades e do CMDCA. Inicialmente, apenas estas três instituições foram contempladas porque não estão com suas atividades paralisadas. Devido à pandemia do coronavírus, algumas entidades estão sem atendimento. Quando eles forem retomados, os repasses serão realizados pelo município.

O secretário Marcelo destacou que as entidades beneficiadas passarão por um curso de capacitação referente à prestação de contas dos recursos, uma vez que tudo estará relatado no Portal da Transparência do município. “Temos um enorme apreço e respeito a todas as instituições e este aporte financeiro vai permitir que elas executem seus planos de trabalho voltado ao atendimento das crianças, adolescentes e suas famílias”, disse São Julião.

O prefeito Walker Américo afirmou que o poder público não é para ter dinheiro guardado em conta, mas para utilizá-lo em prol da sociedade. “O importante é que este recurso já está na conta das entidades e todos vão poder trabalhar de acordo com seus projetos aprovados pelo Conselho ao longo dos próximos 12 meses”, disse.