Prefeitura aperta fiscalização para evitar lixo e entulho em terrenos

22/06/2020

A Secretaria de Meio Ambiente em São Sebastião do Paraíso está intensificando a fiscalização e as notificações dos terrenos baldios com entulho, lixo e queimadas. Só no mês de maio, cerca de 650 proprietários de lotes foram notificados, mas para que o trabalho seja efetivo, a Prefeitura precisa da colaboração das pessoas em destinar corretamente os resíduos, denunciando as ações contra o meio ambiente.

A secretária Yara de Lourdes Souza Borges diz que a fiscalização foi intensificada principalmente em locais que são utilizados para descarte irregular de lixo e entulhos. "Nós temos designado fiscais diariamente para ficar em campana próximo às áreas onde sabemos que pessoas descartam resíduos indevidamente. Esta ação já vem dando resultados, inclusive com abordagens em flagrante e multas. Temos, por exemplo, o caso de uma pessoa que foi flagrada jogando entulho às margens da Avenida João Pereira de Souza. O autor foi autuado, obrigado a retirar todo o resíduo que colocou no local e, ainda, fixar placas avisando sobre a proibição de jogar entulho e lixo naquela área", comenta a secretária.

A população que já faz o descarte correto dos seus resíduos pode colaborar ainda mais, denunciando caso presencie alguém jogando lixo e entulho em locais inapropriados pelos telefones (35) 351-6665 ou 3531-5488. "Nós não gostaríamos de autuar ninguém, mas, infelizmente, algumas vezes isso se faz necessário. O que gostaríamos é que a população tivesse consciência e nos ajudasse a cuidar do espaço onde vivemos", conclui.

Para descartar entulhos e restos de construção, a Prefeitura conta com o Depósito de Resíduos de Construção Civil (Bota-Fora), que fica localizado à Rua José Honório dos Santos, nº 165, bairro Alto Bela Vista. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente possui o serviço do Cata Móvel — em parceria com a Associação dos Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp), onde a população pode ligar no número (35) 3531-6665 e agendar para que o móvel velho seja retirado.