Encontro discute Coleta Seletiva em Paraíso

24/10/2019

Dentro das etapas do processo de ampliação e aprimoramento da coleta seletiva em São Sebastião do Paraíso, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois), realizou na manhã de quarta-feira, 23, no Teatro Sebastião Furlan, mais uma reunião para apresentar propostas de melhoria do serviço que já é executado no município. A princípio, os trabalhos serão intensificados nos bairros San Genaro, Vila Formosa e Jardim Planalto.

Dois modelos de cesto serão adotados, um para lixo orgânico e outro para o reciclável. Um grupo gestor formado há três meses no município realiza ações dos trabalhos que serão desenvolvidos na cidade. A equipe detectou que 66% do material encontrado no Aterro Sanitário é formado por restos de comida e lixo de banheiro. Só de papel, são despejados 169 mil kg/mês e vai para a Associação dos Catadores de Paraíso (Acassp), apenas 15 mil kg. No caso do plástico, 130 mil kg/mês vão para o Aterro e para a associação, apenas 3 mil. “A estimativa de reciclagem destes materiais pode ser ampliada se houver mais conscientização por parte das pessoas em destinar o lixo de forma correta”, disse a engenheira ambiental e sanitarista, Victória Araújo de Castro.

Durante o encontro, ela apresentou um planejamento do formato da coleta com algumas ações já concluídas e outras em andamento, entre elas a necessidade de melhoria na estrutura e organização da Acassp com conserto da prensa, balança e formatação computadores, contratação de estagiário para auxiliar na contabilidade e administração da associação, verificar melhor modelo para colocação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nos bairros onde o serviço será ampliado, contato com grandes empresas e comércios para estabelecer parecias, levantar estabelecimentos comerciais para a possibilidade de substituição da sacola convencional para outro modelo com informações e cores da coleta binária.

Ainda foram discutidos a falta logística diferenciada e reversa no caso das lâmpadas fluorescentes e, para isso, foi sugerida a realização de uma pesquisa no comércio revendedor e contato com os estabelecimentos. Os presentes também falaram sobre a falta de tratamento da matéria orgânica, fazer oficina para compostagem doméstica para a população e as escolas e implantar o “Selo Verde” para empresas parceiras do programa de coleta seletiva. A secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges, ressaltou a necessidade de ter outros municípios dentro do Consórcio Intermunicipal de Resíduos. “Paraíso receberá 30% do ICMS Ecológico e os demais, 10%. Este dinheiro irá pagar os custos de operação do Aterro Sanitário”, informou.

Na parte da mobilização social, foram propostas reuniões orientativas com os associados, capacitação de professores e funcionários das escolas, realização de visitas à sede da Acassp e ao Aterro Sanitário, com aulas de educação ambiental, peças de teatro temáticas nas escolas e bairros e utilização das redes sociais, com criação de grupos para divulgar material relativo à coleta, inclusive com participação da associação. O lançamento oficial da campanha está previsto para dezembro.