Prefeitura convida mercados para apoio à coleta seletiva

18/02/2019

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso promoveu na segunda-feira, 18, uma reunião com donos e gerentes de mercados do município com o objetivo de pedir a eles apoio e parceria ao programa de coleta seletiva em execução 100% pela cidade. Atualmente são recolhidas 50 toneladas/mês pela Associação de Catadores (Acassp) — número que tende a aumentar à medida que a população aderir mais.

A proposta sugerida aos comerciantes é a confecção de uma sacolinha biodegradável na cor verde, que seria distribuída aos clientes ao final de suas compras. O material poderá conter orientações sobre como realizar a coleta. “É uma forma de chamar a atenção das pessoas, lembrando a elas sobre a necessidade de se fazer esta separação e colocar este lixo para ser recolhido no dia certo”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges. Segundo ela, os mercados, geralmente, são grandes geradores de resíduos e boa parte deles já fazem a coleta de maneira correta.

Alguns comerciantes expuseram dificuldade em aderir à ideia proposta, pois já fizeram a compra de sacolinhas para um número prolongado de meses e cada estabelecimento já tem uma cor definida com a identificação de suas marcas. Porém, sugeriram que a compra possa ser feita em bloco com apoio da Prefeitura, permitindo uma despesa menor para todos. A Secretaria de Meio Ambiente vai, agora, conversar com as empresas que fornecem as sacolinhas na cidade para ver custos de produção do material e uma parceria. Participaram da reunião representantes de cinco mercados da cidade: Brumar, Dadá, Eldorado, GP e Tonin.

De acordo com a secretária, o município não está recolhendo nem 10% dos resíduos e precisa haver uma conscientização e participação maior da população. “Grande parte do lixo que pode ser reciclado está sendo levada para o Aterro Sanitário e isto faz com que ele tenha uma vida útil menor”, afirmou. Ela ressaltou, no entanto, que algumas indústrias, comércios e escolas (que até fazem gincana com premiação) já aderiram ao programa de coleta seletiva e que o material recolhido pela Acassp é comercializado. Produtos eletrônicos sem uso, como computadores, podem ser entregues no Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro (Ceduc), na avenida Wenceslau Braz, 1.018 – Lagoinha, e os volumosos, como entulhos e móveis velhos, o destino é o “Bota Fora”, situado no bairro Cidade Industrial.