Secretarias confraternizam com produtores rurais

14/12/2018

As secretarias municipais de Desenvolvimento Agropecuário e a de Meio Ambiente estiveram em  uma confraternização na quinta-feira, 6 de dezembro, com produtores rurais que participam do projeto da empresa Olam Coffee, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. O evento aconteceu na região dos Marques e teve a presença das comunidades rurais das Mercês e da Faxina, beneficiárias do programa.

Os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, Marco Aurélio Alves de Paula e o engenheiro agrônomo Hender Duarte, aproveitaram o momento para informar aos produtores rurais que, para o ano de 2019, a pasta realizará um concurso de Qualidade de Café. O projeto está em fase de elaboração junto com alguns parceiros e será anunciado no inicio do ano.

Eles falaram ainda sobre projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com agricultores do município, como o Programa de Fomento a Horticultura (PFH), onde a Prefeitura produz mudas de hortaliças em viveiro próprio — com alta tecnologia e qualidade, e fornece aos horticultores familiares do município cadastrados no programa.. “Falamos também do apoio e organização de feiras livres no município, prestação de assistência técnica aos agricultores locais, programa de construção de habitações rurais e o de aquisição de alimentos, produção de mudas de café, saneamento rural com construção de fossas sépticas e cursos e treinamentos, como o de inseminação artificial em bovinos, realizado com sucesso este ano e já com demanda para 2019”, destacou Marco Aurélio.

A empresa Olam apresentou trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, como palestras sobre sucessão familiar e gestão da propriedade rural. Também foi oportunizado ao produtor rural um momento para apresentarem suas necessidades mais urgentes com o intuito de saber onde o programa poderia atuar em prol das comunidades. Ainda durante o evento, ocorreram palestras sobre saúde do trabalhador, motivação e autoestima.

fotos: Marco Aurélio Alves de Paula