Estudantes participam de evento sobre ciência e cultura

09/11/2018

Jovens de escolas públicas municipais e estaduais estiveram nos dias 8 e 9 de novembro na Casa da Cultura Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara e no Museu Municipal Napoleão Joele para participar de um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceira com a Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, em continuidade à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, também, uma comemoração ao dia Nacional da Ciência e Cultura, celebrado em 5 de novembro.

Levar a ciência para o grande público, incentivar jovens para o fazer científico e tecnológico e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país, foram os objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para Cristina Vasconcelos, coordenadora da área de Ciência e Tecnologia do município, a história da Semana mostra que há uma vontade e um esforço para que a ciência chegue aos mais diversos públicos. Este ano o tema foi “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

Durante a visita os jovens conheceram o “Ciência Móvel Epamig” — um micro-ônibus adaptado com mini laboratório. Constituído como uma unidade itinerante, o veículo se tornou uma das ferramentas mais atrativas para a popularização da Ciência e Tecnologia desenvolvidas pela estatal. “O micro é equipado de forma a facilitar demonstrações práticas e teóricas da pesquisa agropecuária realizada pela instituição”, explica a professora e pesquisadora Vanda Maria de Oliveira Cornélio, responsável pelo projeto.

A pesquisadora destaca ainda que o projeto visa possibilitar à comunidade em geral conhecer e aprender sobre as tecnologias e pesquisas realizadas pela Epamig Sul, de forma a manter e ampliar as parcerias com outras instituições importantes e obter maior reconhecimento pela população do retorno do investimento do Governo de Minas Gerais na pesquisa agropecuária mineira. Os jovens puderam ainda conhecer um pouco mais da cultura paraisense e história dos objetos expostos no museu, através de uma visita guiada. Participaram do evento as escolas Campos do Amaral (municipal) e coronel José Cândido, João Alves e Paula Frassinetti (estaduais).