Conselho Rural debate pautas do setor

11/10/2018

Os membros do Conselho Municipal Rural de Desenvolvimento Sustentável reuniram-se na quarta-feira, 10, para tratar de assuntos relacionados ao setor. Na oportunidade o presidente, Marco Aurélio Alves de Paula, abordou sobre alguns temas relacionados ao segmento produtivo agropecuário, relatando sobre as ações que estão em desenvolvimento no município. “Temos diversos trabalhos e ações em andamento e aproveitamos para prestar contas o que está sendo feito junto a comunidade”, resumiu a falar sobre a reunião.

Um dos assuntos tratados foi referente ao programa de doação de mudas de café para replantio realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário. As inscrições foram encerradas e o repasse do material deverá ocorrer no final de janeiro e começo de fevereiro de 2019. Estão sendo cultivadas no horto municipal cerca de 16 mil mudas de café da espécie Catuaí vermelho 99 — espécie criada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Marco Aurélio informou sobre a visita do prefeito Walker Américo à Associação dos Produtores Rurais da Guardinha. Nas próximas semanas serão marcadas novos encontros para o acompanhamento dos trabalhos realizados. O presidente do Conselho ainda convidou os representantes das associações para participarem do desfile de aniversário da cidade, que acontecerá no próximo dia 25, com representação da Secretaria e todo segmento agropecuário.

Representantes da empresa Paraíso Nutrição falaram dos serviços que estão sendo oferecidos e as disponibilidades aos produtores. A atendente Daniela Gomes se apresentou e disponibilizou sobre os novos direcionamentos da empresa. Da esma forma, Alef Ferreira e Geralda Morais, mobilizadores da Associação Comercial e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) falaram dos cursos que estão sendo programados para 2019 e das atividades que ainda podem ser feitas neste ano.

Antes do encerramento da reunião, o médico veterinário Eurípedes Antonio Spósito, da seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em São Sebastião do Paraíso, fez explanação sobre a nova etapa da vacinação contra a febre aftosa que acontecerá a partir de novembro. Ele enfatizou sobre a importância do rebanho ser imunizado para evitar risco da doença que pode ocasionar sérios prejuízos econômicos para o Estado e o Brasil, com reflexos internacionais. Indagado sobre o andamento da construção das casas na zona rural, Marco Aurélio disse que as obras estão em fase de acabamento. Há a expectativa de que, ano que vem, uma nova etapa possa ser lançada podendo beneficiar mais produtores rurais que se enquadrem no programa.