Administração faz prestação de contas a servidores

27/06/2018

Na manhã de quarta-feira, 27, servidores públicos de diversos setores da Prefeitura participaram de uma reunião no Teatro Municipal Sebastião Furlan quando foi apresentado a eles uma breve prestação de contas das ações realizadas pela atual administração desde setembro de 2016. O prefeito Walker Américo Oliveira abriu o encontro e destacou a participação dos funcionários nos avanços conseguidos até o momento para “colocar a casa em ordem”.

Logo no início, um vídeo foi apresentado para lembrar a situação que se encontrava a cidade há quase dois anos, com serviços públicos paralisados, entre eles o atendimento na Santa Casa, problemas estruturais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA),  servidores desmotivados, pagamentos de salários em atrasos para efetivos e aposentados, processos judiciais em execução, o nome da Prefeitura sujo e sem crédito na praça, ausência de diálogo com o Instituto de Previdência (Inpar) e o Sindicato da categoria, além de falta material, medicamentos e insumos. A contadora Maria Odete Silva explanou sobre os dados da última prestação de contas feita na Câmara Municipal e que aponta redução da dívida herdada de quase R$ 80 milhões para R$ 54 milhões atualmente.

O prefeito também destacou as conquistas ao longo destes 22 meses em todas as áreas da administração, principalmente no equilíbrio das finanças públicas. Falou também dos benefícios ofertados aos moradores do distrito de Guardinha e comunidade de Termópolis, além dos programas em andamento como o “Cidade Viva”, que está levando serviços à população a diversos bairros do município, projetos na área esportiva e outros voltados aos produtores rurais. “Estamos sendo transparentes, otimizando os recursos, reduzindo gastos e isso tudo é graças ao empenho e trabalho de cada funcionário”, afirmou.

“Diante das dificuldades encontradas e da crise financeira, com a falta de repasses por parte do Governo do Estado que deve mais de R$ 15 milhões ao município, estamos fazendo o dever de casa”, disse Walker. Ele destacou a terceirização de serviços, como a coleta de lixo e limpeza urbana, e as parcerias com empresas da cidade que tem apoiado e abraçado projetos da administração, como a construção de faixas elevadas e adoção de praças. O prefeito apresentou um breve resumo do que foi realizado por cada secretaria e ressaltou que aguarda a aprovação dos projetos de incremento de receitas que estão em tramitação na Câmara, entre eles o da atualização da Planta Genérica de Valores (PGV).

Ao final da explanação, o prefeito parabenizou e agradeceu a participação de todos os servidores na condução dos trabalhos e reforçou que a administração está empenhada para viabilizar diversos projetos, como a promoção dos servidores — aguardada há mais de dez anos, as negociações para a vinda do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Universidade Federal de Lavras (Ufla), a reforma da escola Francisco Daniel em Guardinha e a retomada das obras da escola José Carlos Maldi, no bairro Bela Vista, o processo de municipalização do trânsito e o desafio pela recuperação do aterro sanitário.

fotos: Denis Menezes