Profissionais de Paraíso participam do Capacita Suas

22/06/2018

Profissionais de São Sebastião do Paraíso, entre psicólogos e assistentes sociais, além da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Paula Martins Pimenta, participaram de uma capacitação oferecida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). O curso “Capacita Suas” foi realizado na sede da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), em Passos, e reuniu representantes dos municípios do Território Sudeste. "Estávamos em nove pessoas e foi uma semana intensa de atividades, mas de muito aprendizado e aproveitamento de propostas que queremos implantar aqui na nossa cidade para melhor atender a população", informa Paula.

Pela primeira vez, a qualificação oferecida pelo Governo de Minas beneficia, além de técnicos e gestores públicos, trabalhadores e coordenadores de entidades sociais e assistenciais da rede privada. O curso “Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial” apresenta o modelo de regionalização adotado em Minas Gerais. A proposição é válida para os 21 pólos distribuídos no Estado e a capacitação já está em seu quinto curso. De Paraíso, participaram além da equipe do Creas, uma representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e outra do Lar Pedacinho do Céu.

As vagas foram oferecidas aos profissionais de ensino superior de Assistência Social que atuam em 559 municípios que oferecem Proteção Social Especial (PSE). São profissionais das equipes de referência de Creas — municipais e estaduais, profissionais de referência da PSE dos municípios referenciados aos Creas regionais, de unidades de acolhimento institucional, do Serviço Municipal de Família Acolhedora e, ainda, dos Centros Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). Os serviços da proteção social especial são executados, em sua maioria, nos Creas e são dedicados aos indivíduos e famílias que tiveram direitos sociais violados como, por exemplo, a violência física, psicológica, sexual e trabalho infantil, entre outras. O modelo mineiro inclui a implantação de Creas regionais, demandas da população mineira, identificadas como prioridade nos Fóruns Regionais de Governo e nas das Conferências regionais e estadual de Assistência Social.

De acordo Paula Pimenta, o resultado em termos de aprendizado foi excelente. “Apesar das viagens diárias nos cinco dias, tivemos um aproveitamento muito bom, foram trabalhadas duas apostilas de forma intensa, com conteúdo específico muito valioso”, comenta. Ela elogiou também o trabalho da instrutora Aneci Marília Landi, ministradora do conteúdo. “Adquirimos uma bagagem interessante que já estamos nos preparando para iniciar a sua aplicação na cidade, com algumas mudanças para prestarmos um melhor serviço à comunidade”, conclui.

A secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, enfatizou a construção coletiva do modelo de Proteção Social Especial no Estado. “A gente construiu, lá na Sedese, nós todos, Ministério Público, trabalhadores, ONGs, conselheiros, todo mundo colaborou. Se hoje Minas possui um modelo de Proteção Social Especial que vislumbra uma universalização, um atendimento para o conjunto das pessoas que sofrem violência e estão em situação de vulnerabilidade, a gente tem esse modelo graças ao empenho de todos”, afirma. Ela acrescenta que, antes a gestão estadual, passava para o município a sua obrigação. Assim como os quatro cursos anteriores, o Capacita Suas “Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial” está sendo realizado de forma regionalizada, em 21 pólos do Estado e com duração de uma semana, para gestores e trabalhadores, inclusive de entidades privadas.

O Capacita Suas é o eixo dois do Programa Qualifica Suas, um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas. A execução do Capacita Suas se dá de forma articulada com ações de apoio técnico e supervisão técnica. O objetivo final do Qualifica Suas é a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios sócio e assistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.