Arena Olímpica terá Campeonato Brasileiro de Vôlei

17/05/2018

A partir do próximo dia 23 de maio, a Arena Olímpica João Mambrini será sede do Campeonato Brasileiro de Seleções Masculino de Vôlei, categoria sub-19. Esta será a segunda vez consecutiva que a Prefeitura, em parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e a Federação Mineira de Voleibol (FMV) organizam este tipo de competição na cidade. O torneio terá a participação de equipes de sete estados brasileiros — inclusive o Rio de Janeiro que venceu a disputa do ano passado.

Antes dos atletas entrarem em quadra, os dirigentes e técnicos, além de representantes de cada seleção, vão se reunir junto com a organização para acertar os últimos detalhes sobre o campeonato será realizado. O Congresso Técnico está previsto para acontecer na terça-feira, 22, a partir das 19h, na Arena. Estão confirmadas as participações de seleções de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraíba, Mato Grosso e Minas Gerais.

Como reflexo do campeonato disputado ano passado, alguns atletas  foram promovidos em suas equipes e já fazem parte dos times principais que disputaram a Superliga Masculina, temporada 2017/2018. Um dos destaques do torneio será a presença de Humberto Pereira Martelete, técnico que comanda a Seleção Mineira, juntamente com o seu auxiliar técnico, Marcelo Mendes do Sada/Cruzeiro, que foi campeão da Superliga deste ano.

Na semana passada foi realizada uma reunião na Arena Olímpica e, na oportunidade, estiveram presentes o presidente da Federação Mineira de Voleibol, Tomás Mendes, o superintendente, Marco Antônio e o coordenador técnico, Daniel Pereira, que foram recepcionados pelo gerente municipal de Esportes, Emerson Ramos de Melo. Na ocasião foram acertados os primeiros detalhes da logística para o evento e as contrapartidas da Federação junto ao município.

Conforme ficou definido, pela Chave A estão as seleções do Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal. Na B tem Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Paraíba. A entrada aos jogos é gratuita. A fórmula de disputa das competições será semelhante às utilizadas nas temporadas anteriores. Serão três partidas por dia e nove jogos ao todo na primeira fase. Os times vão jogar entre si nas chaves e os melhores colocados vão para a semifinal.

Na abertura, dia 23, jogam: São Paulo x Mato Grosso (às 15h), Rio de Janeiro x Distrito Federal (16h30) e Minas Gerais x Paraíba (18h). Na quarta-feira, dia 24, se enfrentam pela segunda rodada, Paraná x Distrito Federal (15h), São Paulo x Paraíba (16h30) e Minas Gerais x Mato Grosso (18h). Na terceira e última rodada, marcada para sexta-feira, dia 25, as partidas são entre Mato Grosso x Paraíba (15h), Rio de Janeiro x Paraná (16h30) e Minas Gerais x São Paulo (18h). As semifinais serão realizadas no dia 26 e a final no domingo, 27.