Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Ufla aguarda área para implantação em Paraíso

23/01/2018

Na segunda-feira, 22, o prefeito Walker Américo Oliveira se reuniu com o reitor, diretores e professores da Universidade Federal de Lavras (Ufla), para tratar da instalação de um campus universitário em São Sebastião do Paraíso. O evento aconteceu no anfiteatro da reitoria da Instituição, onde também participaram o deputado estadual Antonio Carlos Arantes, representantes do deputado federal Carlos Melles, a secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Cristina Preto de Oliveira Vasconcelos, além de vereadores e assessores da Câmara Municipal.

A comitiva de São Sebastião do Paraíso foi recepcionada pelo reitor da Universidade, José Roberto Soares Scolforo e, em seguida, o pró-reitor de Graduação, Ronei Ximenes Martins, fez a apresentação do projeto, destacando que o objetivo da Ufla em Paraíso não é apenas abrir cursos superiores, mas, sim, possibilitar o desenvolvimento de uma região com a oferta de cursos específicos no município.

Como destacou o reitor, a implantação da Ufla em Paraíso está condicionada à aprovação do Conselho Universitário, para o qual o projeto será encaminhado na semana que vem, após ser analisado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão. A expectativa é de que todo processo seja concluído em março. Scolforo reforçou ainda, que estes trâmites só poderão seguir adiante se a área para a implantação do campus já tiver sido doada para a Universidade para fins de registro em cartório.

O Executivo aguarda a aprovação, o mais breve possível, do Projeto de Lei que foi encaminhado à Câmara Municipal. A proposta autoriza que o município faça a doação do Estádio Municipal Irmãos Capatti (Campão) para o Estado, uma vez que existe uma cláusula de inalienabilidade para que o imóvel da Praça de Esportes Castelo Branco esteja livre para doação ao Serviço Social do Comércio (Sesc). Uma vez liberada a área, o espaço onde seria o Sesc pode ser cedido para a Ufla. As partes manterão em contrato a cláusula que estabelece que, se a Universidade desistir da implantação do campus, a área será devolvida ao município. “A nossa visita à Ufla foi muito proveitosa, pois, todas as dúvidas puderam ser esclarecidas e os vereadores fizeram os questionamentos que acharam necessários. Está tudo muito bem encaminhado e, se houver a boa intenção de todos, nossa cidade dará um grande passo”, disse o prefeito.

Ao final da visita, a comitiva percorreu parte da área de 500 hectares que compreende a Universidade, conheceu alguns prédios onde funcionam cursos de graduação e pós-graduação, o parque tecnológico e uma das estruturas que a Ufla pretende construir em São Sebastião do Paraíso. “É necessário que a gente entre em um projeto com a certeza de que ele terá início e conclusão muito bem definidas, porque nós estamos mexendo com uma das coisas mais importantes para as pessoas, que é a esperança. Eu penso com extremo otimismo, que, em um curtíssimo prazo, as condicionantes para a implantação do campus universitário em Paraíso vão ser atendidas, aquilo que depende da Ufla também será alcançado, assim como aquilo que depende do Executivo e do Legislativo Municipal. A gente vem fazendo uma construção coletiva e quando se tem todas as pessoas focadas em uma causa que vai gerar desenvolvimento regional, não tenho dúvidas de que chegaremos ao objetivo muito mais rápido do que imaginamos”, concluiu o reitor da Ufla.

 

Saiba mais...

A Ufla é uma Instituição com 108 anos, dos quais 23 como Universidade. Ela oferece 35 cursos de graduação, sendo 30 presenciais e cinco na modalidade a distância (EaD), além de 32 programas de pós-graduação, 32 cursos de mestrado e 22 de doutorado. Para o campus de Paraíso a proposta é implantar os seguintes cursos: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), Engenharia de Produção (ênfase em agronegócio), Engenharia Industrial (ênfase em agroindústria) e Engenharia de Software (ênfase em automação do agronegócio e da agroindústria). Concomitantemente à criação desses cursos de graduação, considera-se primordial a criação de um programa de Mestrado Profissional em Tecnologias para a Agroindústria.

 

  1. Reunião Ufla
  2. Reunião Ufla
  3. Reunião Ufla
  4. Reunião Ufla
  5. Reunião Ufla
  6. Reunião Ufla