Abertura de empresas: crescimento de 13% em Paraíso

19/01/2018

Paraíso tem crescimento de 13% na abertura de empresas em 2017

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, divulgou dados sobre a abertura e a extinção de empresas no município em 2017. Conforme informações obtidas através do escritório local da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), no ano passado ocorreram 120 formalizações de empresas, enquanto que em 2016 foram 106. O relatório apresentado tem outras informações relacionadas ao setor, apontando a existências de 2.364 empresas ativas.

O balanço apresentado compara dados referentes a 2016 e 2017. Em 2016, o saldo já era positivo com 106 constituições enquanto que no período seguinte, o volume passou para 120. Se considerado a conjuntura econômica do país, entre outros fatores que influenciam para que as empresas permaneçam abertas, a variação no período em relação à quantidade de extinções foi de apenas 1%.

Ainda sobre o município paraisense, o relatório da Jucemg aponta a existência de 2.364 empresas instaladas, sendo que 655 são empresariais, 96 Eirelli, 1.589 são sociedade limitada, 12 sociedade anônima e 13 cooperativas. Em outra divisão referente ao enquadramento, elas se subdividem em 1.842 microempresas, 164 pequenas e 358 classificadas como outros. Tem também a separação por segmento, sendo que 1.120 estão relacionadas ao comércio, 302 à indústria e 942 vinculam-se ao setor de serviços. O balanço aponta ainda para 2.585 cadastros ligados ao Micro Empreendedor Individual (MEI).

Conforme Ulisses Araújo, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Paraíso, o município tem realizado ações no sentido de favorecer e estimular a abertura e a vinda de novas empresas na cidade. "Este resultado positivo pode ser atribuído ao fato da economia estar reagindo gradativamente em todo o País, e aqui não é diferente. A administração tem procurado fazer a parte dela como agente facilitador, como ocorreu com a implantação da Certidão Negativa de Débitos (CND) eletrônica e estamos estudando outras medidas a serem adotadas para agilizar os serviços e minimizar a burocracia no setor", anuncia.

Ulisses disse ainda que o município está empenhado na aquisição de uma área que abrigará o quarto Parque Industrial da cidade. "Já temos uma área identificada que atende a este propósito e estamos em fase de início de conversações com os proprietários. Tendo êxito nesta fase, avançaremos para outras etapas, o que possibilitará a expansão das empresas existentes e a vinda novos empreendimentos, o que certamente vai impactar de maneira positiva na geração de novos empregos em Paraíso", completa.

Exemplo recente ocorrido no município foi a inauguração no dia 5 de janeiro das instalações da loja Esmeralda Home Center, na Avenida Dárcio Cantieri e que possui matriz em Santo Antônio da Alegria, há 40 anos. A empresa atende na área de construção civil e agropecuária, além de oferecer projetos, acompanhamento de obras e decoração. No empreendimento instalado em Paraíso e que atenderá toda a região, foram criados 30 postos de trabalho.

fotos: Denis Menezes