Prefeito e vereadores discutem vinda do Sesc e Ufla

11/01/2018

O prefeito Walker Américo Oliveira fez uma reunião com vereadores na manhã de quinta-feira, 11 de janeiro, para tratar da aprovação — em caráter de urgência, de um projeto de lei enviado à Câmara esta semana que permitirá a instalação, ainda neste semestre, do Serviço Social do Comércio (Sesc) nas dependências da Praça de Esportes Castelo Branco e, consequentemente, a vinda da Universidade Federal de Lavras (Ufla) na área no Jardim Mediterranèe onde seria construído o Sesc.

O projeto enviado à Câmara autoriza e transfere ao Estado de Minas Gerais o Estádio Municipal Irmãos Capatti (Campão) — uma troca de áreas que possuem valores equiparados, possibilitando, assim, que o espaço da Praça de Esportes seja doado ao Sesc sem nenhuma cláusula impeditiva, como alienação e reversão. Pela avaliação feita, a área da Praça de Esportes está calculada em R$ 22 milhões e o Campão em R$ 25 milhões. Os vereadores farão uma reunião extraordinária na segunda-feira, dia 15, às 19h, para tratar do assunto. O prefeito Walker Américo Oliveira passou a cada um deles cópia do ofício recebido pelo diretor regional do Sesc, Luciano Assis Fagundes, pediu um carinho especial nesta questão e também explicou os prazos que a Ufla possui para que o campus seja instalado em Paraíso ainda este ano.

“A doação das áreas vem sendo discutidas há tempos, inclusive isso foi veiculado em toda imprensa escrita e falada e, devido à oportunidade e a urgência que o caso exige, foi protocolado na Câmara este projeto para que seja votado e a cidade possa se beneficiar de duas instituições sérias para atender aos cidadãos paraisenses através dos cursos e projetos que elas proporcionam”, afirmou o prefeito Walker. Participaram da reunião os vereadores Vinício José Scarano Pedroso (vice-presidente), Luiz de Paula (secretário), Sérgio Aparecido Gomes, Jerônimo Aparecido da Silva e José Luiz das Graças (membros da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação), Ademir Alves Ross, Lizandro José Monteiro e Paulo César de Souza (Tatuzinho). O presidente do Legislativo, Marcelo de Morais, e a vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos, enviaram assessores.

“É normal o prefeito pedir reunião extraordinária à Câmara a qualquer momento para votar projetos importantes para a cidade e o Legislativo possui vice-presidente, secretário e mais sete vereadores, além do corpo técnico e jurídico para analisar projetos desta envergadura. Ninguém é obrigado aguardar e ficar à mercê apenas do presidente para votar qualquer projeto de importância para o povo de São Sebastião do Paraíso”, disse o prefeito.

O investimento da Ufla em Paraíso será em torno de R$ 40 milhões, sendo R$ 27 milhões já garantidos no Orçamento da União deste ano para início das obras e cursos que, a princípio, serão voltados à áreas de engenharia, informática, alta tecnologia e agronegócio. Todo este processo foi articulado pelo deputado federal Carlos Melles junto à Presidência da República e os ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento. A universidade também é pioneira em programas voltados à questões de resíduos sólidos e tratamento de efluentes e que beneficiarão o município.

Já o Sesc deve investir R$ 5 milhões para reestruturar a Praça de Esportes, melhorando todo o espaço e implantando projetos de lazer, cultura e educacionais, tanto para sócios — que serão mantidos no quadro social, e a população como um todo. O prefeito convidou todos os vereadores para irem com ele a Belo Horizonte assim que toda a documentação estiver pronta, permitindo a transferência das áreas.