Paraíso estuda implantação do SIM

15/12/2017

Representantes da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso participaram da 2ª Reunião da Câmara Técnica de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promovida em Passos, pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg). Vários municípios estão trabalhando em conjunto para capacitação de funcionários e implantação da legislação sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A realização da 2ª Câmara Técnica promovida pela Ameg teve a participação de secretários e diretores municipais ligados ao setor de agricultura da região. Na oportunidade foram debatidos assuntos como o “SIM: desafios, dificuldades e conquistas”, “A importância  dos Serviços de Inspeção e o papel do Instituto Mineiro de Agropecuária” e outros assuntos. Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estiveram presentes. A intenção é trabalhar junto com a Vigilância Sanitária para levar informações aos produtores sobre a necessidade de ter uma legislação abrangente a todo o setor.

Os municípios estão praticamente no mesmo patamar em termos de legislação e a reunião em Passos foi para nivelar as informações. A Prefeitura vai encaminhar um projeto de lei para aprovação do Legislativo a fim de dar condições de trabalho aos produtores, feirantes, pequenas indústrias do agronegócio para que elas possam atuar legalmente. A proposta do prefeito Walker Américo é dar uma atenção especial neste segmento, com mais oportunidade aos feirantes da praça de alimentação nas comemorações do município, na produção de alimentos para as feiras e merenda escolar.

Uma das possibilidades que a iniciativa permite é que a comercialização possa ocorrer além fronteira do município, permitindo que eles possam se consorciar e isso abre um leque de oportunidades. O processo é gradativo, mas já dá condições de visualizar os resultados futuros e os benefícios que serão obtidos em 2018. Durante a semana, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e do IMA estiveram em Muzambinho para conhecer como o município está trabalhando o SIM. O sistema lá é criterioso e referência na região.