Prefeitura repassa recursos para Inpar e Santa Casa

01/12/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso efetuou na tarde de sexta-feira (1), o repasse de R$ 300 mil ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município (Inpar) e mais R$ 200 mil ao hospital da Santa Casa. O dinheiro é fruto do duodécimo da Câmara Municipal que, ontem, devolveu à administração R$ 500 mil. O prefeito Walker Américo Oliveira convidou representantes do Instituto e da Santa Casa e Vereadores para, juntos, chegarem a um consenso sobre a destinação do dinheiro.

O duodécimo é um recurso obrigatório que a Prefeitura passa todo mês para a Câmara no valor de R$ 540 mil para custear suas despesas, entre elas o pagamento dos vereadores. O que não é utilizado, é devolvido ao município — às vezes com consenso dos vereadores de se pagar isso ou aquilo, porém, o prefeito como ordenador de despesas, poderá destinar o recurso para qualquer finalidade dentro da Prefeitura.

De acordo com o atual presidente do Inpar, Sílvio Aparecido de Carvalho, seriam necessários R$ 511 mil para quitar todo o restante da folha de pagamento de outubro do Instituto — hoje na casa de R$ 1,3 milhão. No momento, apenas aposentados e pensionistas que ganham até R$ 2,2 mil receberam. No caso da Prefeitura, foi pago o salário de quem recebe líquido até R$ 3,5 mil. O interventor da Santa Casa, Adriano Nascimento, informou que há um débito do município para com o hospital.

Todos os presentes à reunião se mostraram abertos ao diálogo e reforçaram a necessidade de buscar alternativas para incrementar as receitas do município que, no momento, passa por uma situação difícil. Participaram do encontro os vereadores Jerônimo Aparecido da Silva, Paulo César de Souza, Sérgio Aparecido Gomes e Vinício José Scarano Pedroso, além da comissão interventora da Santa Casa, presidente do Inpar, da Procuradoria Jurídica e de secretários municipais.

fotos: Denis Menezes