Prefeito fala aos funcionários com otimismo sobre ações do governo

01/12/2017

O prefeito Walker Américo Oliveira, de São Sebastião do Paraíso, reuniu-se com funcionários municipais representantes de todos os setores da Prefeitura quando falou sobre as ações da administração.  “Dezembro é um mês especial e quero deixar uma mensagem de fé, esperança e amor”, disse, ao destacar que continua trabalhando e conta com o apoio dos servidores para reverter a situação do município. A reunião aconteceu no Teatro Municipal Sebastião Furlan.

Walker fez uma breve prestação de contas e falou a sua maneira de administrar, mesmo diante de um cenário negativo. Ele citou suas origens humildes, da família de 10 irmãos e da adolescência em Ribeirão Preto (SP) e destacou que, mesmo sem recursos, mas com credibilidade, tem trabalhado para resgatar o nome da Prefeitura. “Temos pessoas honestas e sérias aqui dentro a quem agradeço a todos. Tenho confiança e vamos confiar que vamos virar o jogo e estamos trabalhando muito. Se não tem dinheiro, não pago as rescisões de três anos atrás, não pago salário e não é possível tampar os buracos nas ruas, melhorar a iluminação, colocar mais remédios nas farmácias ou ampliar as consultas”, comenta. Cortes de despesas já foram feitos mas, segundo ele, chega um momento que nem isso é o suficiente.

O prefeito defendeu a necessidade do governo incrementar as receitas e, em tom de otimismo, enfatizou que não deixará o pessimismo ou negativismo tomar conta da administração. “Peço a confiança de vocês para recuperarmos esta empresa. Temos ações e projetos que são desafiantes como a atualização do cadastro imobiliário; queremos fazer justiça social e eliminar distorções como as que pessoas mais simples estão pagando impostos mais caro de suas casas do que quem mora em bairros considerados nobres”, observa, pontuando que, dese 2001, os valores estão desatualizados.

Ao citar números que ilustram a situação, ele disse que Paraíso tem renda per capita de R$ 72,00 por pessoa, enquanto que outros municípios do mesmo porte possuem valores bem maiores. Cidades como Passos, Guaxupé, Capitólio, que fizeram atualização do cadastro imobiliário, melhoraram a arrecadação do setor. “Vou enviar o projeto para a Câmara e farei minha parte. Espero que, em 2018, tenhamos um ano melhor e quero sair desta Prefeitura de cabeça erguida, por isso conto com apoio de vocês”, relata.

Ele mencionou que o município teve vários prefeitos como, Waldir Marcolini, Pedro Cerize, Marilda Melles e Mauro Zanin que deixaram suas marcas na história da cidade de maneira positiva por suas obras e realizações e diz que pretende fazer o mesmo. “Eu também quero deixar um legado nesta história. Deus prepara a gente, por isso aceitei e estou à frente da administração e temos muito o que fazer”, anuncia, citando projetos como o Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), que possibilitará ao município obter um financiamento de até R$ 3 milhões. “Com isso faremos o cadastro técnico multifinalitário, vamos adquirir novos computadores e adotaremos outras medidas para que a cidade evolua”, disse.

De acordo com o prefeito, no intervalo de 15 meses após assumir a Prefeitura, a dívida do município caiu para R$ 54.255.865,19. “Não houvesse tantas dívidas herdadas, éramos para estar com o salário em dia, pagando no 5º dia útil e com R$ 7 milhões em caixa para obras e investimentos”, assegura. Ainda assim, mesmo com as queixas e reclamações, ele citou que o setor da Saúde no município foi apontado como o 15ª melhor no Estado entre 853 municípios. “Temos muitos outros indicadores positivos e vamos ser otimistas, levantar a cabeça e dar a volta por cima”, finalizou.

fotos: Denis Menezes