Sementes são distribuídas para associações e entidades

19/10/2017

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de São sebastião do Paraíso promoveu mais uma reunião mensal com os seus membros associados. Vários assuntos estavam em pauta e foram debatidos. “Tivemos também o início da distribuição das sementes de milho e feijão que foram recebidas pela prefeitura, através de um trabalho da Câmara dos Vereadores, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) e que muito irá beneficiar os produtores das nossas associações rurais”, disse Marco Aurélio Alves de Paula, presidente do Conselho.

A reunião ocorreu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e contou com a presença de representantes das Associações de Produtores Rurais do Município, o presidente da Associação Comercial (Acissp), Ailton Rocha de Sillos, além dos vereadores, Vinício Scarano, Lisandro Monteiro e Luiz de Paula. Ainda estavam presentes representantes de órgãos parceiros da secretaria.

Conforme Marco Aurélio, durante a reunião foram colocados em pauta assuntos de interesse do setor como a manutenção das estradas, com substituição de pontes e mata burros, além da construção de caixas secas. Também foram debatidos o desenvolvimento do projeto em parceria entre a Olam Coffe Exportadora e a Secretaria, que envolve, inicialmente, as associações dos bairros rurais da Faxina e das Mercês. A realização da 2ª Feira de Desenvolvimento Tecnológico (Destec) também foi outro assunto comentado.

Por último foi realizada a entrega de sementes para as associações rurais e entidades do município. A obtenção do material foi um trabalho realizado pelos vereadores Vinício Scarano e Lisandro Monteiro. “Isto é fruto de uma reivindicação que fizemos junto ao deputado Zé Maia que é do nosso partido, o Solidariedade (SD) e que esperamos possa beneficiar as nossas comunidades rurais”, comentou Vinício.

As sementes foram repassadas para as associações rurais. “Recebemos o material graças ao empenho dos vereadores, apoio da Prefeitura e, agora, dividiremos com os membros da nossa associação”, comenta o produtor Odair Souza de Aguiar. Ele preside a Associação da Queimada Velha que tem cerca de 70 associados. “Recebemos 10 sacos de milho e cinco de feijão e agora faremos a distribuição de forma democrática para que todos fiquem satisfeitos “, relata.

Da Associação dos Produtores do Morro Vermelho, Edivânia de Paula Freiria disse que  a doação das sementes será de grande valia. “A vida dos produtores é muito sofrida e esta doação facilitará o nosso trabalho”, comenta. Após dividir o material recebido a expectativa é de que logo se inicie o plantio. “Vamos trabalhar para reduzir os custos e buscarmos maior rentabilidade,a hora é de plantar e multiplicar, vamos por as mãos à obra e seguir em frente”, finaliza.