Empossado Conselho Municipal Pessoa com Deficiência

04/10/2017

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, deu posse na manhã de quarta-feira, 4, aos membros que compõe o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para um mandato de dois anos. A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Dilma Oliveira, e dos vereadores Paulo César de Souza (Tatuzinho) e Vinício José Scarano Pedroso. A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos enviou representante.

Criado pela lei municipal n.º 4.428, de 28 de março de 2017, o Conselho é formado por 20 membros entre titulares e suplentes indicados pela sociedade civil e poder público. A mesa diretora é composta por Elisa Grande Vergani (presidente), Marcos Vinícius Aloise (vice-presidente), Jerusa Colombaroli (1ª secretária) e Francis Candiani Santos (2º secretário). “O Conselho é uma ferramenta muito poderosa, teremos bastante trabalho pela frente para atingirmos a integração social, onde haja menos preconceito e mais senso de justiça para com os deficientes”, disse a presidente.

O prefeito Walker ressaltou a busca de causas importantes como uma das tarefas do Conselho, e que os resultados do trabalho de todos tenha objetividade e meta. Falou, ainda, da criação da “Casa dos Conselhos”, em espaço a ser adaptado no prédio onde funcionava o Posto de Serviço Integrado Urbano (Psiu), na rua Pimenta de Pádua (centro), local que servirá para reuniões de todos os conselhos municipais existentes. “Eu e a Dilma queremos uma administração participativa, séria e compromissada com todos”, afirmou o prefeito, desejando êxito aos empossados e demais conselheiros.

O vereador Vinício Scarano comentou sobre o processo de revisão da Lei Orgânica, que está em discussão na Câmara, e disse que vai propor a criação de uma Comissão Permanente para tratar dos assuntos relacionados à pessoa com deficiência, sugerindo, inclusive, a implantação de um serviço telefônico gratuito (0800) para atender denúncias, reclamações e pedidos. A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 11 de outubro.

fotos: Adriano Rosa Silva