Parque da Serrinha recebe alunos da rede escolar

19/05/2017

O Parque da Serrinha deverá, em breve, reabrir suas portas para visitação pública nos finais de semana. Por enquanto o local está sendo utilizado para aulas práticas de estudantes da rede municipal de ensino com a presença de alunos de várias escolas no local. "Já estamos iniciando os preparativos, estamos organizando a programação da Semana do Meio Ambiente quando oficialmente reabriremos para visitação pública nos finais de semana", informa a secretária de Meio Ambiente, Yara Lourdes de Souza Borges.

Por enquanto as visitações ocorrem durante a semana e estão sendo franqueada aos alunos da rede escolar. "As trilhas estão sendo reconstruídas, alguns reparos ainda deverão acontecer como a ponte que faz a travessia sobre o córrego que precisa de manutenção, além da limpeza em geral entre outros cuidados e providências que estamos tomando". Os alunos das escolas municipais Maria de Lourdes Dizaró (Santa Tereza) e Hilda Borges Pedrosa (Veneza), além de outros estabelecimentos como as escolas Napoleão Volpe (zona rural) e Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto) também foram escalados para a visita.

Para a professora Ana Maria dos Reis, da E.M. Hilda Borges Pedrosa, a visita possibilita um trabalho diferenciado com os alunos. "É importante vir aqui conhecer de perto para fazermos um trabalho diferente do que aquele que temos em sala de aula sobre a educação sócio-ambiental, através de um contato direto com a natureza. Ela destaca que seus alunos tiveram oportunidade de conhecer sobre o processo de reflorestamento, como são formadas as mudas de hortaliças. "Tudo isso ajuda no conhecimento dele e permite que eles sejam multiplicadores das informações levando o conhecimento adquirido aos pais, familiares e amigos", destaca.

Maria Aparecida Duarte Gonçalves é professora na E.M. Maria de Lourdes Dizaró e ressalta a importância da visita. "Na sala trabalhamos a teoria, mas aqui podemos ver como é a prática que permite um aprendizado bem mais proveitoso", esclarece. A educadora ressalta que a visita permite aos estudantes conhecerem de perto as plantas, algumas espécies de animais e promove até um ganho no ciclo de amizades. "Todos fazem parte do projeto em tempo integral e cada um vive uma realidade distinta. Juntos aqui eles fazem intercâmbio e começa a surgir novas amizades", acrescenta.

Entre as crianças o clima foi de muita diversão. "Gostei de tudo, da caminhada de ver as plantas, foi muito legal", fala a aluna Júlia Vitória Souza de Carvalho. A pequena Maria Clara disse que o passei foi divertido. "Aprendi que não devemos fazer desmatamento e gostei de conhecer o viveiro das plantas, além do passeio no bosque", completa. O estudante Paulo Roberto Pereira, conta que todo o passeio foi válido, mas que gostou mesmo foi das brincadeiras no parquinho. O mesmo sentimento foi descrito por Emili Cristina Matos Ferreira. "Eu vi animais que não conhecia de perto, conheci o canteiro das mudas, foi tudo muito bom", avaliou.

A secretária Yara Borges anunciou também já está trabalhando na elaboração da programação da Semana de Meio Ambiente e o Parque da Serrinha deverá receber alguns eventos. "É um local com vários atrativos e possibilidades para a realização de aulas, atividades ao ar livre e passeios", disse.  Ela reforçou que o local está recebendo melhoria sem sua infraestrutura para ser disponibilizado aos usuários.