Parceria promove palestra aos feirantes de Paraíso

23/03/2017

A retomada do convênio entre a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), possibilitou a realização de uma palestra de treinamento aos integrantes da Associação Feira da Estação. Aline de Oliveira Guidis, coordenadora Regional, técnica de Bem Estar Social da Emater, foi a palestrante que abordou sobre o tema “Estratégias de Venda, Qualidade para o cliente e resultados ao empreendedor”. O evento foi realizado no final da tarde de segunda-feira, 20, na Sedeagro.

De acordo com a secretária Yara de Lourdes Souza Borges, o restabelecimento do convênio entre o município e a Emater é de fundamental importância aos produtores rurais Paraíso. “A Emater tem o know how da produção, como também na realização de feiras e em vários segmentos; trata-se de uma entidade muito séria e que os produtores gostam de estar próximos destes profissionais pela confiança e a segurança que são transmitidas, o que fortalece o trabalho realizado”, diz. Ela explicou ainda que a palestra visa a melhoria na apresentação dos feirantes e dos produtos, além da valorização e conscientização. “Eles não são simples feirantes, são empreendedores, e esta iniciativa contribui para a valoração e destaca a importância do trabalho deles na comunidade”, ressalta.

A palestrante Aline Oliveira destaca que pautou seu trabalho em relembrar algumas normas e estratégias para fidelizar o cliente. A intenção é fazer com que o feirante tenha condições de oferecer produtos de qualidade, frescos e que respeite o Código de Defesa do Consumidor, agregando valor ao que é comercializado e também à profissão, atendendo as expectativas do comprador que vai à feira toda semana adquirir os produtos para sua família.

A coordenadora destaca que visitou e gostou da feira (Campão), apontando que existe grande diversidade e variedade de produtos. “Encontrei uma riqueza muito grande com frutas, hortaliças, pescados, artesanato, produtos processados como queijos , doces, pães, quintadas”, enumera. No entanto, ela chama atenção para o detalhe de que é possível melhorar. “Senti falta do rótulo nos produtos, identificando quem produziu, como entrar em contato para pedir mais e isso pode ser melhorado pois, irá possibilitar a abertura de outras portas para novas oportunidades”, acrescenta.

Ela ressalta, ainda, que o consumidor é a estrela da feira e é ele quem dita as normas. “Devemos respeitar o consumidor sob diversos aspectos, a questão da higiene e a manipulação são algumas delas; as boas práticas agropecuárias, o processamento dos alimentos são essenciais para que se garanta produtos de qualidade, sem colocar em risco a saúde das pessoas e isso também ajuda a fidelizar o cliente”, observa. Para a coordenadora estas orientações são fundamentais para promover o retorno dos clientes.

fotos: Denis Menezes