Paraíso sediará Campeonato Brasileiro de Vôlei feminino

20/02/2017

A Arena Olímpica João Mambrini, em São Sebastião do Paraíso, será sede — possivelmente em outubro deste ano —, da realização do Campeonato Brasileiro de Voleibol Feminino, sub-19. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Esporte, Tomás Salviano Martins, após encontro com representantes da Federação Mineira e também da Confederação Brasileira da modalidade. "É um sonho e um pleito antigo que, agora, se transforma em projeto e está prestes a se tornar realidade, juntamente com outras propostas que estamos trabalhando para esta modalidade", comenta.

O secretário disse que já havia pleiteado há algum tempo a realização de algum evento de expressão do voleibol brasileiro para ser realizado em Paraíso. "Meu contato inicial foi com o Carlos Antônio Rios, o Carlão, quando ele estava à frente da Federação Mineira, mas agora ele está atuando na Confederação Brasileira de Vôlei", conta Tomás. O pleito não foi esquecido e a demanda, agora, passou para o atual presidente da FMV, Tomás Tavares Perdigão Mendes. "Estive com ele recentemente em Uberaba, conversamos e acertamos a realização deste campeonato brasileiro aqui em Paraíso".

De acordo com Tomás, desde a inauguração já havia o desejo da realização de outros jogos na Arena Olímpica em Paraíso. A primeira partida realizada no ginásio foi entre o Sada/Cruzeiro x Brasília pela Liga Nacional de Vôlei. "Depois disso tivemos outros grandes jogos em diversas modalidades como a Copa América de Basquete, as finais da Liga de Futsal Nacional e também o brasileiro de Handebol", enumera. A arena também recebeu seleções de basquete nacional e internacional. "Ficamos de promover outros grandes eventos do voleibol, acredito que chegou a hora", comenta o secretário.

Com a realização deste campeonato em Paraíso no segundo semestre, a expectativa é de que o município receba pelo menos oito delegações de vários estados. "As atletas ficarão hospedadas aqui na cidade, teremos um bom volume de pessoas que vão ajudar a movimentar a economia", avalia. Outra iniciativa será uma parceria entre as secretarias de Esporte e de Educação, para possibilitar que os alunos possam ser liberados para acompanharem aos jogos. "Isso já ocorreu em outras oportunidades, possibilita que os estudantes se espelhem nestas atletas e, quem sabe um dia, também possam brilhar nas quadras", comenta.

Além do Campeonato Brasileiro sub-19, também está sendo estudada a possibilidade de realização de outros eventos da modalidade em São Sebastião do Paraíso. "Disponibilizamos a nossa Arena Olímpica para a realização das finais do Campeonato Mineiro e o convite está sendo avaliado", disse o secretário. Ele falou que os contatos estão sendo mantidos com as diretorias dos clubes mineiros para entendimentos em relação a logística para os deslocamentos. "As conversações estão em andamento e estamos em expectativa para anunciarmos boas novas notícias", conclui Tomás Martins.