Licitado mil toneladas de asfalto para recapeamento

30/01/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Obras, abriu licitação para aquisição do serviço de tapa-buraco com fornecimento de massa asfáltica. A concorrência será nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, às 13h na Gerência de Compras e Licitação e as empresas interessadas tem até às 12h50 para se habilitarem ao processo. Conforme o secretário de Obras, José Antônio Cintra, serão atendidas as principais ruas e avenidas da cidade que estão em condições precárias em função do desgaste ocasionado ao longo do tempo.

De acordo com o gerente de Compras e Licitações, Marco Antônio Mosquetti, pelo menos duas empresas demonstraram interesse em participar do processo de licitação e retiraram cópia do edital. No entanto, até no início da tarde de segunda-feira, 30, nenhum dos interessados haviam entregue envelope com proposta para o certame que será na modalidade menor preço.

Conforme o edital, serão licitados mil toneladas de massa asfáltica, com valor inicial de R$ 509.836,16 para o período de 12 meses. "Estamos fazendo esta licitação porque não foi deixado nenhum processo em aberto neste sentido", comenta o secretário de Obras. Ele acrescenta que esta situação das ruas esburacadas tem sido uma das preocupações do prefeito Walker Américo Oliveira. "Ele tem me ligado quase todos os dias para que possamos tomar alguma providência, nem que seja com um serviço paliativo, mas até isso ficou difícil de realizar em função das chuvas da última semana. Se fizermos o serviço nestas condições, teremos prejuízo com o emprego de material e mão de obra, já que o asfalto e o trabalho de tapa-buraco são facilmente danificados com o tempo chuvoso", explica.

José Cintra diz que várias ruas e avenidas da cidade estão com a vida útil do pavimento vencido. "Nestes casos será preciso fazer o recapeamento completo e existem outras diversas situações em que faremos o tapa-buracos", observa. O secretário detalha que o asfalto é impermeável, mas que, em vários trechos, devido ao desgaste dos buracos causados, o trânsito intenso fez com que vários locais os buracos se tornassem permeáveis. "Se tudo ocorrer bem na licitação, não havendo recurso, esperamos que, no prazo de cinco dias úteis após o certame, nós já possamos emitir a ordem de serviço para que, se o tempo permitir, o trabalho de recuperação das ruas e dos principais corredores de trânsito da cidade se iniciem o mais breve possível", concluiu.

Junto com o edital, a Prefeitura lançou também um manual descritivo que possui objetivo de unificar, padronizar e conservar a qualidade dos serviços de tapa-buracos. A iniciativa visa  obter uma vida útil superior a três anos, estabelecendo de maneira prática as sequências desta operação, para os pavimentos danificados em decorrência da ação do tráfego, falhas de execução e abertura de valas executadas pelas diversas concessionárias que atuam nas vias públicas e demais outros agentes. O documento possui ainda detalhes dos equipamentos, materiais e recursos humanos que deverão ser empregados bem como as formas e técnicas a serem aplicadas na prestação do serviço.

foto: arquivo Comunicação